Brasília Amapá |
Manaus

Bolsa de valores volta a subir e dólar cai após renúncia de Guido Mantega da equipe de transição

Compartilhe
Bolsa de valores volta a subir e dólar cai após renúncia de Guido Mantega na equipe de transição

Brasil – Depois de um dia de turbulência em reação a falas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à PEC (proposta de emendaà Constituição) da Transição, a queda da Bolsa de Valores brasileira foi significativamente amenizada no encerramento da sessão desta quinta-feira (17) após a notícia, no final da tarde, de que o ex-ministro Guido Mantega comunicou sua renúncia à equipe de transição.

O evento coincidiu com um salto do Ibovespa, que saiu dos 107.668 pontos às 16h46, para fechar o dia aos 109.702 pontos, às 18h20. Isso não foi suficiente, porém, para evitar a queda de 0,49% do indicador de referência para as ações brasileiras, negociadas ao longo do dia sob a pressão da perspectiva de
ampliação dos gastos públicos.

Indicadores desta sexta-feira (18)

O dólar comercial abriu em baixa na manhã desta sexta-feira (18), em um movimento de recuperação após tentativas do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tranquilizar os mercados quanto ao risco de descontrole fiscal. Por volta das 9h21, a moeda norte-americana caía 1,27%, cotada a R$ 5,333.

Enquanto isso, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), subia a 1,47% por volta das 10h35, aos 111.311 pontos.

Pediu pra sair

Em carta endereçada ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), que comanda os trabalhos, o ex-titular da Fazenda apontou a intenção de adversários em “tumultuar” e “criar dificuldades para o novo governo” como uma das razões para o seu afastamento.

Mantega foi anunciado na semana passada como integrante do grupo técnico responsável pelo planejamento, orçamento e gestão na equipe de transição.

Por estar inabilitado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) a exercer cargo em comissão ou função de confiança na administração pública federal por punição envolvendo o caso das pedaladas fiscais, no entanto, sua participação se daria de forma voluntária.

Esse não era o único ruído: sua presença na equipe de transição simbolizava o período em que ditou as normas e adotou uma política desenvolvimentista. O declínio posterior da economia
desgastou sua imagem, e hoje Mantega sofre forte resistência de setores do mercado financeiro.

A renúncia do petista, assim, fez o setor amenizar as perdas observadas durante o dia, que refletiram a proposta do futuro governo de furar o teto de gastos para pagar o Bolsa Família e as declarações de Lula sobre a reação de investidores. Pela manhã, o Ibovespa chegou a ceder mais de 2%, recuando à mínima de 107.245 pontos.

Lula defendeu nesta quinta, durante um discurso na COP27 com representantes da sociedade civil brasileira, furar o teto de gastos para conseguir financiar programas sociais.

“Se eu falar isso vai cair a Bolsa, vai aumentar o dólar? Paciência”, disse Lula na conferência do clima da ONU que ocorre em Sharmel-Sheikh, no Egito. O petista afirmou ainda que a flutuação dos índices não acontece “por causa das pessoas sérias, mas por conta dos especuladores que ficam especulando todo santo dia”.

“Quando você coloca uma coisa chamada teto de gastos tudo que acontece é você tirar dinheiro da saúde, tirar dinheiro da educação, tirar dinheiro da ciência e tecnologia, tirar dinheiro da cultura. Você tenta desmontar tudo aquilo que faz parte do social. E você não mexe em um centavo do sistema financeiro. Você não mexe um centavo daquele juro que os banqueiros têm que receber”, afirmou o presidente eleito.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7