Brasília Amapá |
Manaus

Argentina corta gastos e tem superávit mensal pela 1ª vez em 12 anos

Compartilhe
Argentina corta gastos e tem superávit mensal pela 1ª vez em 12 anos

Mundo – Na última sexta-feira (16), o governo argentino divulgou uma notícia histórica: pela primeira vez em quase 12 anos, o país registrou um superávit fiscal. Tal feito, que ocorre quando as receitas governamentais superam as despesas, é resultado das políticas de austeridade implementadas pelo libertário Javier Milei, desde sua posse.

O balanço financeiro para o setor público da Argentina no primeiro mês completo do ano foi extremamente positivo, com um superávit de aproximadamente US$ 589 milhões (equivalente a R$ 2,93 bilhões no câmbio oficial). Essa cifra inclui também o pagamento dos juros da dívida pública.

O Ministério da Economia da Argentina ressaltou que este é o primeiro superávit financeiro mensal desde agosto de 2012 e o primeiro superávit financeiro registrado em um mês de janeiro desde 2011. Zerar o déficit público era uma das principais metas da gestão de Milei, e o ministro da Economia, Luis Caputo, enfatizou em suas redes sociais: “Déficit zero não se negocia”.

Em resposta ao comunicado de Caputo, Milei expressou sua satisfação, referindo-se a ele carinhosamente como “Toto”, e reafirmando seu lema de campanha e slogan de governo: “Viva a liberdade, carajo!”.

O presidente argentino vislumbra uma perspectiva otimista para o futuro econômico do país, descrevendo a situação como uma espécie de ‘V’, onde a economia enfrentará um período difícil nos próximos meses, mas que a recuperação se iniciará em breve. Ele também prevê um impulso econômico significativo assim que forem flexibilizadas as restrições ao acesso a dólares, mantidas desde 2019.

Essa conquista marca um marco importante para a Argentina e representa um passo significativo em direção à estabilidade financeira e ao crescimento econômico sustentável, sob a liderança de Javier Milei e sua abordagem liberal. Resta agora acompanhar de perto os desdobramentos dessa nova fase na economia argentina e seus impactos na vida dos cidadãos.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7