Brasília Amapá |
Manaus

Arábia Saudita planeja parceria com o Brasil para Investir na Amazônia

Compartilhe
Arábia Saudita planeja parceria com o Brasil para Investir na Amazônia

Brasil – Uma comitiva de aproximadamente 100 executivos e autoridades públicas da Arábia Saudita chegou ao Brasil para discutir oportunidades de negócios entre os dois países em um seminário promovido pela XP, realizado em São Paulo na segunda-feira (31). Entre os temas abordados estavam economia net zero, investimentos em infraestrutura brasileira, Petrobras e também a Amazônia.

Os sauditas estão em busca de alternativas para cumprir seus compromissos de sustentabilidade e, nesse contexto, o ministro de Investimentos da Arábia Saudita, Khalid Al-Falih, ex-CEO da gigante petrolífera Saudi Aramco, a maior do mundo, afirmou estar em conversas com o governo brasileiro para aplicar recursos na Amazônia e, assim, auxiliar na economia net zero do país árabe. Para a Arábia Saudita, a transição energética e a descarbonização são prioridades.

Durante o evento, Al-Falih também elogiou a Petrobras, destacando a tecnologia avançada em prospecção offshore da empresa brasileira. Ele comentou que, em uma visita ao Brasil em 2005, percebeu que a Petrobras estava anos à frente de outras grandes petrolíferas, incluindo a própria Aramco. A partir dessa constatação, ele decidiu buscar parcerias entre as duas empresas.

O ministro saudita vislumbra um grande potencial de crescimento nas relações comerciais entre o Brasil e a Arábia Saudita, especialmente no setor de infraestrutura. Ele acredita que a colaboração e a busca por novos modelos de parcerias são essenciais nesse processo. Além disso, Al-Falih mencionou que o setor alimentício e o turismo também se apresentam como áreas promissoras para cooperação entre os dois países, afirmando que turistas sauditas de alto padrão ainda não conhecem plenamente o Brasil como destino turístico.

Essa parceria é considerada estratégica tanto para o Brasil quanto para a Arábia Saudita. O Brasil poderá estreitar laços com um país que tem experimentado um forte crescimento econômico e é uma das maiores produtoras de petróleo e gás do mundo. Por outro lado, os sauditas terão a oportunidade de investir em setores nos quais as empresas brasileiras são líderes e oferecem expertise, o que está em linha com o plano Vision 2030 da Arábia Saudita, que busca diversificar sua economia e reduzir a dependência das receitas do petróleo.

O fundador da XP Inc., Guilherme Benchimol, expressou sua satisfação em receber a comitiva saudita para discutir possibilidades de parcerias entre os dois países. Ele afirmou que espera realizar mais seminários como esse tanto no Brasil quanto na Arábia Saudita, visando fortalecer a relação entre as nações e impulsionar novas oportunidades de negócios.

A parceria entre Brasil e Arábia Saudita promete abrir novas perspectivas para ambos os países, fomentando investimentos, troca de conhecimento e tecnologia, e contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável de ambas as nações.

Com informações via Poder360


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7