Brasília Amapá |
Manaus

Zona Franca de Manaus pode ser beneficiada por acordo comercial com os EUA, sugere senador Omar Aziz

Compartilhe

Brasil – Após o primeiro encontro oficial do presidente Lula (PT) com o chefe de Estado norte-americano Joe Biden, nesta sexta-feira (10), o senador Omar Aziz (PSD-AM) sugeriu uma parceria entre os dois países que beneficiaria diretamente a Zona Franca de Manaus (ZFM).

Nos últimos anos, o parlamentar tem defendido de maneira recorrente uma política externa que abra novos mercados para absorver a produção do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Na avaliação de Omar, é positivo o esforço conjunto entre os presidentes de duas grandes potências para preservar a floresta amazônica, mas ele ressalta que os Estados Unidos da América contribuiriam mais para a causa ambiental se passassem a comprar da Zona Franca de Manaus.

“O empenho nesse sentido consolidaria nosso modelo econômico, que há décadas mantém a floresta em pé. Temos uma indústria limpa, que preserva a floresta e os povos tradicionais”, destacou o senador.

Para o senador do Amazonas, que tem pautado sua atuação na defesa da Zona Franca dos constantes ataques sofridos, o modelo tem como ponto a favor a alta qualidade dos seus produtos, que neste quesito competem de igual para igual com as indústrias do México e da China.

“Temos desafios logísticos a serem superados, mas estamos a apenas 5 horas de voo ou 4 dias de navio de Miami. Nos últimos anos tivemos uma política externa praticamemte inexistente e precisamos retomar esse tipo de parceria comercial”, completou.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7