Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Zanin arquiva processo contra Bolsonaro por omissão na compra de vacina na pandemia

Compartilhe
Zanin arquiva processo contra Bolsonaro por omissão na compra de vacina na pandemia

Brasil – Nesta quinta-feira, 31 de agosto, o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu pelo arquivamento de uma ação movida pela Rede Sustentabilidade contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A ação acusava Bolsonaro de omissão na compra de vacinas no auge da pandemia de COVID-19.

O motivo alegado para o arquivamento foi a perda de objeto da ação, uma vez que, segundo o ministro, a crise da COVID-19 foi controlada e as vacinas foram amplamente aplicadas no país. A decisão ressalta que o “quadro fático e sanitário” encontra-se “estabilizado”.

Na ação protocolada em outubro de 2020, a Rede Sustentabilidade buscava obrigar o governo Bolsonaro a adquirir a vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.

Naquela época, o então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, havia anunciado a aquisição de 46 milhões de doses da Coronavac. No entanto, o ex-presidente Jair Bolsonaro se posicionou contrário à vacina em suas redes sociais, afirmando: “A vacina chinesa de João Doria. Para o meu governo, qualquer vacina, antes de ser disponibilizada à população, deve ser comprovada cientificamente pelo Ministério da Saúde e certificada pela Anvisa. O povo brasileiro não será cobaia de ninguém. Minha decisão é a de não adquirir a referida vacina”.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou-se a favor da extinção do processo. A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou ao STF relatórios do Ministério da Saúde destacando as medidas tomadas para combater a pandemia.

Em parte do parecer da AGU, lê-se: “O Ministério da Saúde comprova a adoção das medidas pertinentes ao enfrentamento da crise sanitária decorrente da pandemia ocasionada pela COVID-19, sem prejuízo de seguir empreendendo ações contínuas da política de saúde, especialmente no que diz respeito aos esforços para vacinação de toda a população”.

Com a decisão do STF, encerra-se mais um capítulo no debate em torno das ações do governo federal no combate à pandemia de COVID-19 no Brasil.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais