Brasília Amapá |
Manaus

Yara Lins: primeira mulher a assumir a presidência do TCE-AM segue como um ícone de liderança e inspiração

Compartilhe
Yara Lins: primeira mulher a assumir a presidência do TCE-AM segue como um ícone de liderança e inspiração

Amazonas –  A conselheira Yara Lins é uma mulher forte e inspiradora, que quebrou barreiras sendo a única mulher a compôr atualmente a mesa diretora da corte do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE). Em 2018, ela alcançou outro marco notável, tornando-se a primeira mulher a presidir o TCE. Sua liderança inspirou muitas outras mulheres a seguirem seus passos e lutarem por seus sonhos.

Durante sua gestão, Yara Lins mostrou um compromisso incomparável com a transparência e a eficácia na gestão pública. Ela implementou várias mudanças significativas que aumentaram a eficiência do tribunal e o tornaram mais acessível para os cidadãos do Amazonas. Sua liderança também trouxe novas perspectivas para o órgão, permitindo que a instituição crescesse e se desenvolvesse.

Embora tenha deixado o cargo de presidente em 2020, Yara Lins continuou a trabalhar arduamente como conselheira do TCE, atualmente sendo vice-presidente do órgão. Ela tem se dedicada garantir que o órgão cumpra sua missão de proteger os recursos públicos e promover a transparência e a eficiência no governo. Sua atuação como conselheira é reconhecida em todo o estado.

Inspiradora

Atualmente, o presidente do TCE é Érico Desterro, mas o legado de Yara Lins continua vivo. Ela é uma das vozes mais respeitadas no tribunal e continua a inspirar muitas pessoas em todo o Amazonas. Como mulher em um mundo dominado por homens, ela se destacou por sua liderança e tenacidade. Seu exemplo é um testemunho da importância da diversidade e da inclusão em todas as áreas da sociedade, incluindo a governança e a administração pública.

Inclusive, durante a semana que marcou o Dia Internacional da Mulher, a conselheira Yara Lins foi uma das homenageadas durante sessão especial na Câmara Municipal de Manaus.

“Uma data importante como essa precisa ser enaltecida. Agradeço a Câmara Municipal de Manaus e a Assembleia Legislativa pela homenagem a mim e às outras mulheres que aqui estiveram. É uma data para relembrarmos a importância da mulher na sociedade, mostrando que podemos ocupar cargos importantes e de influência, e que merecemos o devido respeito”, destacou a vice-presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos.

Biografia 

Yara Lins é uma importante personalidade do mundo jurídico e contábil amazonense e brasileiro. Nascida em Manaus, Amazonas, em 1960, ela se formou em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas em 1985 e em Direito pela Universidade Paulista – UNIP em 2007.

Sua trajetória profissional começou em 1975 como Taquígrafa. Em 1979, tornou-se Técnica de Controle Externo, e, em 1984, passou a atuar como Secretária Administrativa em substituição. No ano seguinte, em 1985, Yara Lins foi nomeada Inspetora de Controle Externo e Secretária Administrativa, além de ter sido designada para prestar serviços junto à Comissão de Elaboração do Quadro de Pessoal do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM). Mais tarde, em 1986, ela foi nomeada Assessora da Presidência do TCE/AM. Única mulher do colegiado e funcionária de carreira do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas há 48 anos. Em 2017 ela se tornou a primeira mulher a presidir o TCE-AM quando o órgão completava 67 anos de existência.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7