Brasília Amapá |
Manaus

Yara Lins é eleita presidente do TCE-AM para o Biênio 2024-2025

Compartilhe

Nesta terça-feira, 3 de outubro, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) realizou uma eleição histórica que definiu o novo corpo diretivo da Corte de Contas para o biênio 2024-2025. O destaque desta eleição foi a Drª Yara Lins, que foi a primeira mulher a presidir o órgão e devido a sua competência, foi eleita como a nova presidente do tribunal por cinco votos no pleito.

A conselheira Yara Lins contou com o apoio de figuras respeitadas dentro do TCE-AM, como os conselheiros Josué Neto, Luís Fabian e Júlio Pinheiro.

A sessão especial de eleição, que contou com a participação dos sete membros do Tribunal Pleno, foi transmitida ao vivo nas redes sociais da Corte de Contas, incluindo YouTube, Facebook e Instagram, permitindo que o público acompanhasse o processo de escolha.

 

Histórico

Yara Lins fez história em 2017 ao se tornar a primeira mulher a presidir o TCE-AM, uma instituição que, ao longo de mais de seis décadas, havia sido liderada exclusivamente por homens. Sua gestão inovadora foi marcada por um firme compromisso com a transparência e a eficácia na gestão pública, introduzindo reformas significativas que aprimoraram a eficiência do tribunal e o tornaram mais acessível aos cidadãos do Amazonas.

A trajetória de Yara Lins à frente do TCE-AM demonstrou o poder das mulheres na política, quebrando paradigmas e abrindo caminho para que mais mulheres assumam cargos de liderança em instituições públicas. Nascida em Manaus, Amazonas, em 1960, Yara Lins é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas desde 1985 e em Direito pela Universidade Paulista – UNIP em 2007. Sua carreira no tribunal começou em 1975 como Taquígrafa, e ao longo dos anos, ela assumiu várias posições de destaque, consolidando sua trajetória até a presidência do TCE-AM.

Este segundo mandato à frente do TCE-AM marcará uma década de dedicação de Yara Lins à Corte de Contas do Amazonas. Sua história de mais de 40 anos de serviços no tribunal, desde que foi aprovada em concurso público, é um testemunho de seu compromisso duradouro com a causa pública e seu papel essencial no desenvolvimento do TCE-AM.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7