Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Wilson Lima faz nova promessa para aprovados no concurso da PM de 2021: “Nos próximos 10 dias eu anuncio”

Compartilhe
Wilson Lima faz nova promessa para aprovados no concurso da PM de 2021: “Nos próximos 10 dias eu anuncio”

Amazonas – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), foi pressionado na manhã desta segunda-feira (3/2) por aprovados no concurso da Polícia Militar (PM-AM) de 2021 sobre a convocação dos novos soldados. Durante sua agenda na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), onde realizou a leitura da Mensagem Governamental e participou da posse da nova Mesa Diretora da Casa, Lima foi abordado pelos manifestantes e, diante da pressão, fez uma promessa: dentro de dez dias ele anunciará a tão esperada convocação.

Pressionado

A manifestação foi estrategicamente posicionada na entrada da Aleam, onde Wilson Lima faria seu discurso. Em um momento inesperado, o governador quebrou o protocolo e dirigiu-se aos concursados, buscando acalmar os manifestantes.

“Hoje está abrindo meu orçamento, nos próximos dez dias eu anuncio”, declarou Lima. Entretanto, apesar da promessa, o governador não especificou o quantitativo de aprovados que serão convocados. Em coletiva de imprensa, ele reforçou que a abertura do orçamento permitirá uma análise mais detalhada sobre a viabilidade financeira da convocação.

Histórico de cobranças e acampamento

Os concursados da segurança pública têm feito diversas manifestações desde 2021. No dia 8 de janeiro de 2025, aprovados nos concursos da Polícia Civil (PC-AM), Polícia Militar (PM-AM) e Corpo de Bombeiros (CBMAM) iniciaram um protesto exigindo um posicionamento definitivo de Wilson Lima. A repercussão foi grande, mas os manifestantes sentiram que era necessário aumentar a pressão.

Foi então que decidiram montar um acampamento 24 horas em frente à sede do Governo do Amazonas, dificultando que o chefe do Executivo ignorasse a situação. A mobilização ganhou o reforço de aprovados no concurso do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), todos buscando uma reunião direta com Lima.

Demora

A integrante da comissão de aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros, Stephanie Negrão, destacou que as reuniões anteriores com o secretário de Segurança Pública, Coronel Vinícius, não surtiram efeito e que apenas Wilson Lima tem o poder de oficializar a convocação.

“Já tentamos outros meios, tivemos duas reuniões no ano passado com o secretário de Segurança, Coronel Vinícius, que nos disse que a convocação sairia até o fim de 2024, mas isso não aconteceu. Vimos que era necessário pressionar diretamente o governador, pois é ele quem decide. Agora, nossa conversa tem que ser direta com ele, e queremos uma resposta documentada para evitar mais enganos”, afirmou.

Com a promessa feita publicamente, os concursados agora aguardam ansiosos pelo prazo estabelecido por Wilson Lima, na esperança de que finalmente a convocação saia do papel e se torne realidade até o dia 13 de fevereiro.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais