Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

“Vocês vão ser enrabados!”, diz Durango Duarte ao ameaçar e desafiar o presidente do TRE-AM, desembargador João Simões; ouça áudio

Compartilhe

Amazonas – Em áudios vazados nesta quarta-feira (10), o empresário Durango Duarte ameaçou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador João Simões, e todo o Poder Judiciário do estado. Supostamente, o dono da Perspectiva Mercado e Opinião está furioso por estar, cada vez mais, perdendo credibilidade no ramo de pesquisa eleitoral e, a todo momento, está atacando outros institutos que apresentam dados com maior transparência e confiança.

Tudo começou quando cerca de nove institutos de pesquisa começaram a divulgar dados coletados para as eleições deste ano, para o cargo de Prefeito de Manaus. Estas pesquisas, que na maioria das vezes apontavam uma porcentagem próxima para os candidatos, fizeram Durango perder a cabeça. Isso por que o marketeiro estaria perdendo dinheiro, tendo em vista que suas pesquisas supostamente eram encomendadas para favorecer o candidato que mais lhe pagasse, a fim de convencer o público indeciso em quem votar. Sendo assim, a reputação de Duarte foi se enfraquecendo.

Por estarem sendo vítimas de ataques e perseguições, os donos desses institutos solicitaram uma reunião com o desembargador João Simões, que prontamente aceitou ouvir os empresários que tentam divulgar, com transparência, seus estudos eleitorais, que são essenciais para o processo democrático.

Durango, ao saber que o encontro ia acontecer, resolveu ameaçar o desembargador e disse que vai acabar com a reunião. “Eu vou destruir essa reunião. Eu vou denunciar o desembargador João Simões por abuso de autoridade e conluio com estudos fraudulentos”, afirmou o dono da Perspectiva, numa tentativa de pressionar o Judiciário.

Ouça áudio:

Após perscrutar os centros de análise por divulgarem os dados verídicos, que divergem de seus interesses pessoais, Durango também carrega um histórico de equívocos em suas pesquisas.

Reconhecido na política regional por ter enriquecido com dinheiro público através pesquisas eleitorais dissociadas da realidade, Durango já foi alvo de múltiplos processos por fraude eleitoral.

Em 2014, por exemplo, Durango errou ao que divulgar que Eduardo Braga triunfaria na disputa pelo governo do Amazonas, contra José Melo. Além disso do erro, ele perdeu uma aposta de R$ 100 mil para o locutor Ronaldo Tiradentes e suplicou para que o jornalista cessasse a exposição de seus dados em seu programa de rádio.

Já em 2022, Durango propagava que Eduardo Braga estava empatado com Wilson Lima na disputa pelo governo do Amazonas. Na realidade, o atual Chefe do Executivo Estadual tinha muito mais da metade dos votos, enquanto Braga estava estagnado em 43%.

Diante da perda de credibilidade e do fortalecimento dos novos institutos, Durango começou uma guerra e tenta criminalizar, com ajuda dos partidos políticos de seus aliados, as pesquisas eleitorais que não são divulgadas por ele.

Assim sendo, esses centros protocolaram um pedido e pleitearam uma audiência com os magistrados e juízes integrantes do TRE-AM, para prestar e buscar esclarecimentos, e dar um fim na intromissão eleitoral de um grupo político no tribunal.

O pedido foi atendido e despachado para o Dr. Marcelo Manuel da Costa Vieira, Coordenador do Comitê de Combate à Desinformação (Portaria TRE/AM nº 522/2024, 0000230257), com o objetivo de agendar uma reunião para fornecer esclarecimentos sobre acontecimentos recentes relacionados a partidos políticos. Estes partidos, por influência de Durango, estariam tentando desacreditar os estudos eleitorais devidamente registrados e possivelmente levando o Tribunal ao erro

“Dessa forma, em face da importância do tema, decido pela realização de uma Reunião Geral de Combate à Desinformação com os centros de pesquisa eleitoral, em 17/07/2024 (quarta-feira), às 15h, no Plenário do TRE/AM, com o objetivo de debater a integridade do procedimento e das pesquisas eleitorais. Comunique-se aos seguintes dignatários e interessados: Excelentíssimo Sr. Des. Airton Luís Corrêa Gentil, Vice-Presidente e Corregedor; Dr. Marcelo Manuel da Costa Vieira, Coordenador do Comitê de Combate à Desinformação; Dr. Rafael Rodrigo da Silva Raposo, Juiz Presidente do Pleito de 2024 na Capital; Excelentíssimos Srs. Juízes Eleitorais Coordenadores da Propaganda Eleitoral; centros de pesquisa eleitoral; representantes dos Partidos Políticos; e representantes dos meios de comunicação (imprensa)”, menciona o despacho.

Em decorrência deste encontro, marcado para o dia 17 de julho, Durango Duarte ameaçou o presidente do TRE-AM, desembargador João Simões. Até o momento, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) não se manifestou acerca do caso.

Histórico de Intimidações

Durango já ameaçou membros do Poder Judiciário, do Executivo e Legislativo, levando inclusive à cassação de seu Título de Cidadão do Amazonas pela Assembleia Legislativa em 2021, sob a liderança de Josué Neto. Ele é considerado ‘persona non grata’ e se tornou o primeiro a ter essa honraria anulada desde a redemocratização do país.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais