Brasília Amapá |
Manaus

Vereador Eduardo Alfaia propõe teste de daltonismo nas escolas municipais de Manaus

Compartilhe
Vereador Eduardo Alfaia propõe teste de daltonismo nas escolas municipal de Manaus

Manaus –  O vereador Eduardo Alfaia (PMN) da Câmara Municipal de Manaus (CMM) está propondo por meio de um Projeto de Lei a instituição do chamado “Teste de Cores Ishihara” em alunos da rede municipal de ensino, com o objetivo de diagnosticar o daltonismo. A matéria, apresentada sob o número 48/2023, também visa garantir que os casos detectados recebam tratamento adequado na rede pública de saúde.

Segundo o autor do projeto, a iniciativa busca levar “saúde e informação de qualidade” à população sobre uma condição pouco divulgada, que pode causar diversos desconfortos quando não diagnosticada corretamente, especialmente em crianças, culminando até em problemas na aprendizagem e desenvolvimento.

Além disso, a matéria prevê parcerias da Prefeitura de Manaus com instituições públicas e privadas especializadas em oftalmologia para a realização do teste.

O daltonismo é uma mutação genética que causa dificuldade em perceber variações de cores, impedindo a visualização correta de certas informações. Estima-se que haja cerca de 8 milhões de daltônicos no Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Teste de Cores Ishihara, criado em 1917 e nomeado em homenagem ao Dr. Shinobu Ishihara, consiste em apresentar uma imagem cromática ao paciente e, caso ele não consiga identificar o número no centro dessa combinação, pode ser que ele seja portador da condição. Além da questão da qualidade de vida, os daltônicos ainda enfrentam entraves jurídicos, como as dificuldades em serem aprovados no exame de trânsito para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7