Brasília Amapá |
Manaus

‘Uso de fuzil por criminosos será considerado ato terrorista’, prevê projeto de Capitão Alberto Neto

Compartilhe
'Uso de fuzil por criminosos será considerado ato terrorista', prevê projeto de Capitão Alberto Neto

Brasília – O Deputado Federal, Capitão Alberto Neto (PL/AM), apresentou, nesta segunda-feira (13/06), na Câmara dos Deputados, projeto de lei que tipifica como ato terrorista o uso de fuzil por civis criminosos durante as condutas previstas nos art.15 e art.16 da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, conhecida como o Estatuto do Desarmamento.

Em diversos países do mundo, uma pessoa portando um fuzil e atirando a esmo pelas ruas é vista como terrorista. No Brasil, contudo, esse mesmo indivíduo é tratado como vítima da sociedade, julgado e condenado dentro dos artigos já mencionados acima.

Diante da gravidade de tais atos e das consequências que atingem toda a coletividade, o deputado federal, Capitão Alberto Neto, propõe em seu Projeto de Lei 1607/22, que, esses comportamentos criminosos, já tipificados nos arts. 15 e 16 do Estatuto do Desarmamento, sejam considerados atos de terrorismo, a fim de que seja dispensado tratamento mais rigoroso aos autores.

Para o deputado, Capitão Alberto Neto, há de haver rigorosidade: “O criminoso que transita pelas ruas portando ou disparando fuzis e armas de guerra tem que ser considerado terrorista e ser tratado como tal e ter aplicação de pena prevista na Lei nº 13.260/16. Sua conduta terá que ser enquadrada na Lei dos Crimes Hediondos”, disse.

Projeto de Lei – De acordo com a proposta, quem for flagrado portando ou efetuando disparos com fuzil ou arma de guerra será enquadrado na Lei n. 13260/16, que disciplina o terrorismo.

Pena – A pena prevista para o terrorismo é de reclusão, de 12 a 30 anos, conforme o art. 2 dessa Lei. Além disso, o terrorismo é considerado um crime equiparado a hediondo e, portanto, insuscetível de anistia, graça e indulto. Ainda se sujeita a critérios mais rigorosos para a progressão de regime e outros benefícios penais.

Tramitação

O Projeto de Lei foi protocolado, nesta terça-feira 13/06, segue tramitando na Câmara dos Deputados.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7