Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Tadeu de Souza diz que haveria possibilidade de disputar Governo em 2026 se David Almeida concordasse

Compartilhe
Tadeu de Souza diz que haveria possibilidade de disputar Governo em 2026 se David Almeida concordasse

Amazonas – O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), admitiu a possibilidade de disputar o Governo do Estado nas eleições de 2026, caso haja um alinhamento dentro de seu grupo político. Durante entrevista após a abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na segunda-feira (10/2), Tadeu destacou que sua candidatura dependeria do aval do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e da conjuntura partidária.

Tadeu assumiu o cargo de vice-governador em 2022 como resultado de um acordo entre o governador Wilson Lima (União) e David Almeida, que garantiu apoio político na capital. Agora, diante da possibilidade de Wilson Lima deixar o cargo em abril de 2026 para disputar uma vaga no Senado, Tadeu poderia se tornar governador por pelo menos oito meses e, assim, buscar a reeleição.

“Eu me tornei vice-governador por conta de uma convergência político-partidária, e não seria desproposital nem raro que, novamente, eu me tornasse candidato a governador dentro de um contexto semelhante”, afirmou o vice-governador.

Ao abordar a questão da sucessão, Tadeu reforçou que sua participação nas eleições dependeria de um consenso político e jurídico. Segundo ele, o Código Eleitoral determina que, ao assumir o governo, ele só poderia concorrer como candidato a governador. Caso desejasse disputar outro cargo ou até mesmo a vice-governadoria, precisaria renunciar ao mandato, o que abriria espaço para que a chefia do Executivo fosse assumida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), atualmente Roberto Cidade (União Brasil).

“Se houver uma convergência político-partidária, meu nome está aberto realmente. Estou na linha de sucessão do Executivo Estadual e, para disputar a eleição em 2026, só posso concorrer como titular, não como vice. Isso é uma questão jurídica”, explicou Tadeu.

O posicionamento do vice-governador não sugere um afastamento de David Almeida, mas sim reforça a parceria política entre ambos. Tadeu é um aliado de confiança do prefeito e deixou claro que sua eventual candidatura só aconteceria dentro de um contexto de concordância e alinhamento político com Almeida. Dessa forma, o cenário para 2026 permanece em aberto, dependendo das articulações políticas dos próximos anos.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais