STF desmascara Paula Litaiff e obrigada Cenarium a pagar indenização por publicações mentirosas contra Cileide Moussallem
Amazonas – O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso e manteve a condenação da Cenarium Agência de Notícias, comandada pela blogueira Paula Litaiff, por publicar matérias consideradas mentirosas e difamatórias contra a empresária Cileide Moussallem. A decisão foi do ministro André Mendonça, que além da remoção dos conteúdos do ar, determinou que a blogueira deverá pagar indenização de R$ 20 mil, com juros e correção de multa.
A defesa da Cenarium tentou derrubar a condenação alegando que o caso feria a “liberdade de imprensa”, mas o STF foi categórico: não se trata de censura, e sim de responsabilização civil por fake news e ataques à honra.
Além da indenização, a agência poderá sofrer multas severas a cada URL que não for retirada do ar, conforme o pedido na decisão. O revés mina de vez as chances de reversão judicial e expõe a Cenarium a uma crise financeira e de imagem sem precedentes.
Com isso, a situação da Cenarium se agrava e abre espaço para uma possível derrocada da agência, marcada agora pela pecha de ultrapassar todos os limites do jornalismo ético e responsável.