Brasília Amapá |
Manaus

Senador Plínio Valério volta a criticar ato de reflorestamento feito por paraquedistas na Amazônia

Compartilhe

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) voltou a criticar o que classificou como “espetáculo esfuziante”, a veiculação em programa de TV de paraquedista jogando sementes sobre a Floresta Amazônica no último sábado (11). O senador se pronunciou no Plenário nessa terça-feira (14). Ele ainda acrescentou que o Amazonas atualmente preserva 97% de sua floresta.

O parlamentar ressalta que a atitude não contribui de fato para o reflorestamento da região, já que, segundo ele, a área escolhida praticamente não é atingida pelo desmatamento. 

“Não seria melhor investir esse dinheiro gasto, esse patrocínio, para ajudar aquele que verdadeiramente guarda a Amazônia? O guardião da Amazônia é o caboclo, é o índio, é o pequeno agricultor. Esse que é o guardião da Amazônia, e não esses hipócritas, que sempre estão arrecadando dinheiro, tirando fotografias e explorando a imagem da Amazônia”, lamentou.

O senador afirmou, ainda, que dentro de algum tempo, “os espertalhões que montaram todo esse espetáculo vão exibir fotos da floresta” vistas nas filmagens e “vão se vangloriar dos efeitos sensacionais” da operação, com a recuperação da área degradada.

“O que interessa aos autores desse feito é o circo, é fazer com que as imagens dos caixões de sementes sendo abertos a 14 mil pés percorram o mundo inteiro, é alcançar os ambientalistas. Afinal, a lógica se resume a uma só: quando se jogam sementes é porque a área está desmatada, só que convence quem já está disposto a acreditar nisso”, afirmou.

 

 

Fim do mandato vitalício

 

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) acredita que, com a chegada de novos senadores, aumentam as chances de ser aprovada pela Casa a PEC 16/2019, cuja proposta, de sua autoria, estabelece mandato de oito anos para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Para o senador, o mandato vitalício com aposentadoria compulsória aos 75 anos, conforme a regra atual, confere poder excessivo a esses ministros.

 

 

CPI de ONGs na Amazônia

 

Em pronunciamento em Plenário na terça-feira, 28 de fevereiro, o senador anunciou que já reuniu assinaturas suficientes para apresentar pedido de criação de uma CPI para investigar ONGs na Amazônia. 

Plínio ressaltou que “nem todas essas organizações que atuam na região praticam irregularidades”.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7