Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Senador Omar Aziz defende direitos dos consumidores em projeto contra assédio bancário

Compartilhe
Senador Omar Aziz defende direitos dos consumidores em projeto contra assédio bancário

Brasil – Nesta quarta-feira (3), a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), presidida pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), debateu intensamente o Projeto de Lei nº 133/2024. A proposta, apresentada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e relatada pelo senador Jair Bagatelli (PL-SP), visa garantir o direito do consumidor de não ser assediado por bancos e outras instituições financeiras.

Durante a reunião, o senador Omar Aziz criticou severamente as práticas abusivas de marketing adotadas pelas instituições financeiras. “Nós somos assediados a toda hora, todos nós. A gente começa a receber telefonemas de manhã, de tarde e de noite, mais de 20 ligações oferecendo serviços. Você bloqueia, mas a mesma empresa tem outros milhares de números”, afirmou o senador.

O projeto de lei propõe a criação de um cadastro centralizado de consumidores, no qual será possível incluir os nomes das pessoas que não desejam receber ofertas de produtos e serviços financeiros. Instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil seriam proibidas de realizar atividades de marketing ativo, ofertas comerciais, propostas ou qualquer outra ação direcionada aos consumidores cadastrados.

Além disso, o projeto prevê que as instituições financeiras informem aos consumidores sobre a possibilidade de serem inseridos no cadastro de ‘bloqueio’, proporcionando uma escolha mais clara e direta aos cidadãos.

Por se tratar de um projeto de lei terminativo, a matéria será incluída na pauta de votação na próxima semana, dependendo do quórum necessário para votação nominal.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais