Brasília Amapá |
Manaus

Senador Eduardo Braga reafirma compromisso para reduzir déficit habitacional em Manaus

Compartilhe

Amazonas – O senador Eduardo Braga (MDB/AM) reafirmou, nesta segunda-feira (18/09), durante solenidade de inauguração do prédio da nova Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), o seu compromisso para reduzir o déficit habitacional em Manaus, que é um dos maiores entre as cidades da região Norte.

Ao lado do prefeito David Almeida (Avante) e do secretário da Semhaf, Jesus Alves dos Santos, o parlamentar disse que, com a nova secretaria, o município retoma a política habitacional abandonada pelo governo federal anterior com o esquecimento do programa Mina Casa, Minha Vida, que construiu mais de 4 milhões de moradias no país.

“Lamentavelmente, a cidade de Manaus e o Amazonas sofreram muito com a inexistência de um programa nacional que ajudasse a fazer com que o déficit habitacional pudesse ser reduzido na cidade e no estado, impondo uma dívida social muito grande, não apenas ao Amazonas, a Manaus, mas ao norte do Brasil”, lamentou Eduardo.

O senador explicou que, proporcionalmente a região norte tem o maior déficit habitacional. “E só quem não tem uma casa para morar sabe o quanto é difícil sobreviver, principalmente, criar uma família quando você não tem uma casa própria. Muitas vezes a opção é você construir uma casa em lugares não apropriados”, destacou Braga.

O parlamentar disse que, quando presidiu a Comissão Mista do novo Minha Casa, Minha Vida, procurou o prefeito David Almeida para implantar uma política robusta de habitação em Manaus. “O David (Almeida) topou. Agora esse projeto da prefeitura vai levar esperança para quem precisa de uma casa num lugar seguro”, afirmou Eduardo Braga.

O senador lembrou que governou o Amazonas (2003 a 2010) e implantou o Programa de Saneamento de Igarapés (Prosamim), que retirou mais de 30 mil famílias de igarapés e áreas de risco. “E com programas como o Viver Melhor e outros projetos sociais ancorados em políticas nacionais, outras 30 mil unidades habitacionais foram construídas no Amazonas”, disse.

Agradecimentos

O prefeito David Almeida agradeceu a parceria com o senador Eduardo, e disse que o município não tinha “braços e pernas” para acessar os recursos para implantar uma política de habitação. “O senador Eduardo Braga estendeu a Mão para Manaus. Em nome das pessoas das zonas Leste e Norte, eu agradeço essa parceria. Muito obrigado!”.

Almeida explicou que o programa municipal prevê a construção de 4,8 mil moradias em Manaus até o fim deste ano, e outras 18 mil até o fim do seu mandato. “Isso é muito para a cidade de Manaus. “Nossas primeiras 250 unidades habitacionais já estão em processo de licitação e serão construídas no bairro Jorge Teixeira, zona Leste”, disse.

Novos programas

O secretário da Semhaf, Jesus Alves disse que, além da inauguração do prédio da secretaria, a prefeitura lança os programas Manaus Minha Casa, que marca a retomada após décadas do programa municipal de habitação com a missão de reduzir o déficit habitacional da capital com mais de 119 mil famílias, e o Regularização Manaus Legal.

“Hoje, 72% dos módulos habitacionais de Manaus não tem registro de imóveis. E esse programa vai fazer com que essas famílias possam ter suas casas regularizadas”, afirmou Alves. Ele disse, ainda, que este ano, Manaus terá 1,2 mil unidades habitacionais construídas. “Fruto da dedicação do senador Eduardo Braga com a cidade de Manaus”, destacou o secretário de Habitação.

FOTO: Clóvis Miranda/Semcom

Com informações da Assessoria. 


Siga-nos no Google News Portal CM7