Brasília Amapá |
Manaus

Ricardo Nicolau cobra ação rápida contra novos decretos federais que ameaçam empregos na ZFM

Compartilhe
Ricardo Nicolau cobra ação rápida contra novos decretos federais que ameaçam empregos na ZFM

Amazonas – O deputado Ricardo Nicolau (Solidariedade) disse, nesta sexta-feira (29), que o governador Wilson Lima deve agir rápido para reverter o cenários após a publicação de dois decretos que comprometer setores importantes da Zona Franca de Manaus. Na noite desta quinta-feira (28) foi publicado o decreto federal que zerou a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) das bebidas não alcoólicas o que, na prática, atinge em cheio as empresas que produzem refrigerantes no estado, o chamado polo de concentrados.

Além disso, o Ministério da Economia reduziu para 35% a alíquota do IPI em todo o país, em um decreto publicado na manhã desta sexta-feira, o que retira a competitividade das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e ameaça 500 mil empregos diretos e indiretos. Ricardo Nicolau, que é presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), cobrou que o governador ingresse, com urgência, com uma nova Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra os dois decretos.

“Às vésperas do Dia do Trabalhador, o governo federal dá dois duros golpes na Zona Franca de Manaus. Isso é grave. É preciso uma ação urgente do governo do Amazonas. É preciso agir para garantir os empregos gerados no Polo Industrial de Manaus com firmeza. Eu espero, como presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, que o governador Wilson Lima faça de imediato as ações necessárias para coibir esse novo absurdo contra a Zona Franca de Manaus. Não podemos admitir tantos ataques que comprometem o futuro do Amazonas”, destacou.

Indústria ameaçada e desemprego

No ano de 2018, a Pepsi Cola decidiu deixar o Polo Industrial de Manaus após uma decisão do então presidente Michel Temer que reduziu de 20% para 4% a alíquota do IPI. O deputado Ricardo Nicolau afirmou que o ataque ao polo de concentrados representa, agora, um sério risco de que outras empresas, como a Coca-Cola, abandonem o Brasil.

Para o presidente da CAE, a medida do governo federal em um setor específico da Zona Franca de Manaus causa estranheza.

“A quem interessa zerar a alíquota do IPI que afeta diretamente o nosso polo de concentrados? Qual foi a força econômica que atuou para conseguir esse decreto? Se a gente permitir que os decretos continuem sendo feitos de forma específica, correremos o risco de perder outros segmentos industriais importantes. Outras empresas podem sair do Brasil e se mudarem, por exemplo, para o Paraguai. Precisamos mostrar que a Zona Franca de Manaus é importante para todo o Brasil”, enfatizou.

O polo de concentrados gera aproximadamente 4 mil empregos diretos e indiretos, o que inclui produtores rurais dos municípios Presidente Figueiredo e Maués. Eles atuam na produção de insumos como açúcar e guaraná.

Histórico

Em fevereiro deste ano, um decreto federal publicado no Diário Oficial da União já havia determinado a redução da alíquota do IPI em 25%. O Palácio do Planalto chegou a prometer editar um novo decreto retirando os produtos do PIM, mas não cumpriu a palavra e publicou o documento às vésperas da Semana Santa sem manter as vantagens competitivas da Zona Franca, que são garantidas pela Constituição Federal.

Na semana passada, a Executiva Nacional do Solidariedade anunciou que vai ingressar com a Ação Direta de Inconstitucionalidade na Suprema Corte contra o decreto que prejudica o Amazonas. A medida foi anunciada após articulação feita pela bancada federal do Amazonas com o presidente nacional do partido, deputado federal Paulinho da Força.

Números da ZFM

Atualmente, o modelo Zona Franca de Manaus é responsável pela geração de mais de 500 mil empregos, entre diretos e indiretos. Destes, 107 mil apenas no Polo Industrial de Manaus (PIM), conforme dados do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam). Em 2021, a produção do PIM obteve um crescimento superior a 6%.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7