Brasília Amapá |
Manaus

“Retorno da SEJEL?”: Governo do AM extinguirá FAAR e criará três novas secretarias

Compartilhe
"Retorno da SEJEL?": Governo do AM extinguirá FAAR e criará três novas secretarias

Amazonas – Nesta semana, o Governo do Amazonas enviou à Assembleia Legislativa um projeto de reforma administrativa que visa a extinção da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) e a criação de três novas pastas: Secretaria de Desporto e Lazer, Secretaria de Energia, Mineração e Gás e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano.

De acordo com a proposta, a Faar terá suas atribuições absorvidas pela nova Secretaria de Desporto e Lazer. A reforma também prevê alterações administrativas em outras pastas, como na Secretaria de Governo, que passará a ter mais autonomia; na Unidade de Gerenciamento do Programa de Aceleração e Desenvolvimento da Educação do Amazonas (UGP-Padeam), alteração em alguns cargos; na Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati), serão criados novos cargos de confiança; e mudanças nos cargos de confiança e de comissão do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

O projeto tramita em regime de urgência e ainda será analisado por comissões técnicas da Aleam. O objetivo é aprimorar a gestão pública e adequar a estrutura administrativa do estado às demandas atuais. Segundo o Governo do Amazonas, a medida deve trazer economia aos cofres públicos e melhorias na eficiência do serviço público.

Secretário pré-selecionado

Quem deve assumir a nova pasta análoga à antiga Sejel será o atual diretor-presidente da Faar Jorge Elias Costa de Oliveira. A informação foi confirmada nesta terça-feira (25) pelo próprio governador Wilson Lima após anunciar na Arena da Amazônia a abertura do edital de seleção do Bolsa Esporte Estadual 2023 e do do projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024.

Veja documento:

Projeto de Lei


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7