Brasília Amapá |
Manaus

‘Racha’ na Esquerda: líder do governo Lula, Randolfe rompe com Marina Silva e deixa partido Rede

Compartilhe
'Racha' na Esquerda: líder do governo Lula, Randolfe rompe com Marina Silva e deixa partido Rede

Brasil – O senador Randolfe Rodrigues, líder do governo Lula no Congresso, surpreendeu o cenário político ao comunicar sua decisão de deixar o partido pelo qual se elegeu, a Rede Sustentabilidade. A ruptura marca o fim de uma longa série de desentendimentos entre Randolfe e a ex-senadora Marina Silva, e reflete divergências políticas que se agravaram ao longo do último ano.

Em um comunicado divulgado à imprensa, Randolfe Rodrigues agradeceu exclusivamente à presidente do partido, Heloísa Helena, sem mencionar Marina Silva. O senador não abordou as razões específicas de sua saída, mas fontes próximas indicam que o apoio do Ministério do Meio Ambiente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que negou a licença para a Petrobras perfurar na foz do rio Amazonas, foi um fator determinante para sua decisão.

A contenda entre Randolfe e Marina teve início no ano de 2022, durante a campanha presidencial, quando a ex-senadora não apoiou a proposta de pré-candidatura presidencial de Randolfe como estratégia para colocar a questão ambiental em destaque na disputa pelo Palácio do Planalto.

O objetivo do senador era posicionar o partido e, posteriormente, desistir de sua própria candidatura, declarando apoio a Lula. No entanto, Marina Silva mostrou-se relutante em apoiar o atual presidente, devido ao histórico de ataques do Partido dos Trabalhadores (PT) contra ela. Somente após um gesto de Lula em sua direção, próximo do primeiro turno, é que Marina manifestou seu apoio.

Interlocutores próximos a Randolfe afirmam que a decisão de Marina Silva em relação à foz do rio Amazonas foi percebida como uma retaliação política contra o senador. Ambos têm disputado espaço dentro da Rede há meses, e o clímax dessa disputa foi a eleição de Heloísa Helena como presidente do partido, com o apoio de Randolfe, não de Marina, há algumas semanas.

Leia abaixo a íntegra da carta enviada por Randolfe a Heloísa Helena, com a decisão do desligamento.

“Companheiros e companheiras da REDE SUSTENTABILIDADE:

Nos últimos anos, o povo brasileiro enfrentou a sua quadra mais dramática. A Democracia, há muito conquistada, esteve sob real ameaça.

Neste período, nas ruas, nas instituições e em especial no Parlamento, o nosso partido esteve ao lado dos brasileiros lutando contra o fascismo, e cumpriu um papel histórico com amor, coragem e dedicação. Me honrará para sempre ter sido parte desta jornada épica.

Agradeço o companheirismo e o convívio deste período, em especial levo para toda a vida exemplos de lealdade ao povo, como o da companheira Heloísa Helena, que ontem, hoje e sempre me inspirará.

Minhas palavras trazem, sobretudo, gratidão. Tenho a certeza de que continuaremos juntos, nas lutas por democracia, justiça e na construção de uma sociedade livre da fome e da opressão.

Dito isso peço, em caráter irrevogável, a minha desfiliação da REDE SUSTENTABILIDADE.

Brasilia-DF, 18 de Maio de 2023. RANDOLFE RODRIGUES.”


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7