Brasília Amapá |
Manaus

Proposta do Capitão Alberto Neto recebe Urgência no Senado para beneficiar a ZFM; veja vídeo

Compartilhe
Proposta do Capitão Alberto Neto recebe Urgência no Senado para beneficiar a ZFM; veja vídeo

Amazonas – Está tramitando no plenário do Senado o Projeto de Lei 1077/2019,  do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) que busca reduzir o tempo de análise de propostas de Processo Produtivo Básico (PPB) na Zona Franca de de Manaus (ZFM), permitindo que novas indústrias e empresas se instalem na região com mais agilidade.

Veja vídeo:



O senador Omar Aziz fez um apelo nesta terça-feira (19) pela urgente apreciação do projeto de lei apresentado pelo deputado federal Capitão Alberto Neto, que visa beneficiar a Zona Franca de Manaus (ZFM). O projeto, que está em discussão no Senado, tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico na região amazônica.

Veja vídeo:

 

Normalmente, a aprovação de um PPB pode levar mais de dois anos, o que impacta negativamente a produtividade e a competitividade das empresas na ZFM. O projeto propõe que o prazo para análise das propostas de PPB seja limitado a 120 dias, proporcionando maior segurança jurídica ao setor industrial da região.

O não cumprimento desse prazo, muitas vezes sem justificativa técnica, tem resultado no indeferimento de propostas, impedindo a modernização da ZFM e o avanço de novos empreendimentos, levando à obsolescência do parque industrial local.

O Projeto de Lei 1077/2019, de autoria do Capitão Alberto Neto, foi aprovado na Comissão do Senado com pedido de urgência, encaminhado para o plenário e visa alterar o Decreto-Lei nº 288 de 1967. Ele estabelece que, caso o prazo de 120 dias não seja cumprido ou haja um indeferimento injustificado, a empresa poderá requerer à Superintendência da Zona Franca de Manaus a definição de um processo produtivo básico provisório, que será fixado em até sessenta dias pelo Conselho de Administração da Suframa.

O projeto é visto como uma oportunidade de atrair investimentos e gerar mais empregos na ZFM, contribuindo para o desenvolvimento econômico do Amazonas. Ele também enfatiza a importância de proteger a Amazônia e sua cultura, garantindo segurança jurídica aos investidores interessados em contribuir para o crescimento da região.

Veja documento na íntegra:


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7