Brasília Amapá |
Manaus

Projeto de lei propõe terapia com cães para crianças e idosos em Manaus

Compartilhe

Manaus – O vereador Eduardo Alfaia (PMN) propõe a terapia assistida por cães “Cinoterapia” para crianças e idosos no âmbito do município de Manaus.

O auxílio de cães como instrumento facilitador de abordagem e de estabelecimento de terapias contribuindo na socialização de pessoas, na psicoterapia, em tratamentos de pacientes com necessidades especiais, bem como diminuição da ansiedade provocada por causas diversas.

A Cinoterapia iniciou no Brasil na década de 50, introduzida pela pesquisadora e psiquiatra Dr. Nise da Silveira, tratando os pacientes com esquizofrenia no Centro Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro.

A terapia trabalha com conceitos da atividade e terapia assistida por animais (A/TAA) desenvolvida a partir de estudos que mostram que o simples contato com um animal já é suficiente para promover bem-estar, tais como aumento da capacidade motora, melhora o sistema imunológico, redução dos sintomas de depressão, diminuição de ansiedade, diminuição do estresse e as taxas de cortisol, redução da pressão sanguínea, redução do uso de medicamentos, dentre outros.

O projeto em questão é fundamental pois possibilita inúmeros benefícios, dentre esses, estão: desenvolvimento de sentimentos positivos; contato – troca de afeto; amor incondicional, sem julgamentos; prazer em rir e brincar com o animal; sensação de conforto e bem-estar; estímulo mental, físico e emocional.

De acordo com o autor da proposta, o PL possui amparo na nossa Lei Orgânica Municipal e há competência da Câmara Municipal de Manaus para devido processamento, por se tratar de interesse local.

“O projeto possui reflexo social local muito impactante e colabora para qualidade de vida dos munícipes que possuem necessidade dessa assistência específica.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7