Brasília Amapá |
Manaus

Professores iniciam greve e protestam por reajuste salarial de 25% em frente da Aleam; veja

Compartilhe
Professores iniciam greve e protestam por reajuste salarial de 25% em frente da Aleam; veja vídeo

Amazonas – Professores da rede pública do Amazonas realizaram uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) nesta quarta-feira (17), exigindo reajustes salariais e o pagamento das datas-base atrasadas. A categoria levou cartazes e faixas, reivindicando um reajuste salarial de 25%, além do pagamento das datas-base de 2022 e 2023, retroativo de 2020 e 2021, e ganho real acima do índice da inflação.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) liderou a manifestação, representando os profissionais da educação. A presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues, ressaltou a importância da mobilização para garantir os direitos da categoria.

“Estamos aqui para exigir o reajuste salarial que é essencial para valorizar os professores e garantir uma educação de qualidade. Além disso, é fundamental o pagamento das datas-base atrasadas, assim como o retroativo devido aos anos anteriores. Não podemos aceitar que nossos direitos sejam negligenciados”, afirmou Ana Cristina.

A manifestação ocorre em conformidade com a Lei nº 7.783, de 28 de junho de 1989, que estabelece os procedimentos para a realização de greves. De acordo com a lei, após a aprovação da greve, é necessário comunicar o empregador – no caso, o Governo do Estado – e a comunidade escolar sobre a paralisação. A legislação também estipula que a greve deve ser iniciada somente após 72 horas da comunicação ao empregador.

 

 

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7