Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Prefeito Renato Afonso é acusado de ignorar decisão judicial e não pagar piso salarial de professores em Pauini

Compartilhe
Prefeito Renato Afonso é acusado de ignorar decisão judicial e não pagar piso salarial de professores em Pauini

Amazonas – A gestão do prefeito Renato Afonso, em Pauini, está novamente no centro de uma polêmica nesta terça-feira (30/4) após ser condenado pela justiça a pagar o piso salarial para dois professores municipais, mas se recusar a cumprir a decisão judicial.

O juiz da Comarca de Pauini, já havia determinado em dezembro de 2023, a implantação de reajuste no piso salarial nacional da Professora Grayce da Silva Furtado, e agora em março de 2024 determinou o pagamento do piso salarial do Professor Nelson Furtado Neto, os dois irmãos derrotaram o prefeito na justiça.

O prefeito de Pauini, acusado pelo professores de governar a cidade como se fosse um coronel, sem respeitar as leis, e o devido pagamento do piso salarial nacional dos trabalhadores da educação da rede municipal, ficou indignado com o protesto e a reivindicação da categoria na frente da Prefeitura em 2022.

Na época, os professores participaram do Programa Cultura e Informação na rádio Comunitária, reivindicando seus direitos. O ex-deputado Serafim Corrêa, no exercício da função parlamentar, participou ao vivo do programa defendendo o piso dos professores.

O programa veiculou ainda a manifestação por áudio de dois deputados federais: Silas Câmara e José Ricardo, que também defenderam o reajuste do piso salarial dos professores, que o prefeito se recusa de pagar. Renato Afonso, naquela ocasião lamentável, utilizou a Rádio Comunitária em um outro momento para ameaçar mandar o presidente do Sindicato dos professores para zona rural, chamou professor de preguiçoso, desqualificou o advogado do sindicato, e atacou Serafim Corrêa dizendo que ele estava fazendo os professores de massa de manobra.

Depois disso, o Representante do Município em Manaus, Manoel Nobre, que se apresenta como presidente da Associação da Rádio Cultura, junto com outros diretores da Rádio Comunitária, que teriam cargos de confiança na Prefeitura, retiraram o programa da rádio, que funciona em uma casa antiga da família, onde morava o seu pai. O prefeito Renato Afonso, recebe salário de prefeito de capital (R$ 17 mil reais) e nunca pagou o devido piso salarial dos professores, causando prejuízos milionários no salário dos trabalhadores da educação.

O prefeito de Pauini, afirmou que os professor era um instrumento fundamental na estrutura da sociedade, e prometeu valorizar os professores, mas, segundo os moradores do município, enganou, perseguiu e destilou ódio contra a categoria. No entanto, o ato de cidadania dos professores prevaleceu e o prefeito perdeu na justiça.

Por fim, os professores esperam que o prefeito da cidade respeite e cumpra com dignidade a decisão judicial que garante o direito dos professores.


Siga-nos no Google News Portal CM7