Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Plínio Valério e Damares apuram violações de direitos humanos durante operação em Humaitá e Manicoré

Compartilhe
Plínio Valério e Damares apuram violações de direitos humanos durante operação em Humaitá e Manicoré

Amazonas – Nesta quinta-feira (25) e sexta-feira (26), a Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH) fará uma diligência nos municípios de Humaitá e Manicoré, regiões atingidas pela operação da Polícia Federal (PF) que resultou em denúncias de abusos contra moradores e garimpeiros familiares na última semana. O requerimento foi apresentado pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM) e recebeu o apoio da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), presidente do colegiado, que se sensibilizou com a gravidade da pauta. A comitiva saiu de Manaus rumo a Humaitá, nesta quinta-feira. No final do dia, os senadores seguem para Manicoré, onde continuam as apurações até sexta-feira (26).

“Tudo isso foi muito grave. As imagens são estarrecedoras. Bombas, explosões, uma cidade toda em pânico. Trabalhadores ribeirinhos sendo tratados como criminosos, isso não pode se repetir. Estamos falando de famílias, de trabalhadores que sobrevivem do pouco que conseguem extrair. Não são clandestinos nem criminosos. Por isso nós estamos indo pessoalmente, in loco, para ouvir essas pessoas, registrar seus relatos e cobrar providências das autoridades competentes”, afirmou Plínio.

O senador destacou que a ação policial resultou na explosão e queima de balsas utilizadas por trabalhadores ribeirinhos. Segundo o documento apresentado à CDH, a medida foi conduzida de forma desproporcional, ao atingir embarcações de extrativismo mineral familiar e provocar riscos à segurança da população local, além de danos ambientais pelo derramamento de combustíveis no rio Madeira.

“Faltou tato da Polícia Federal, delicadeza e cuidado com as crianças na cidade. Pessoas poderiam ter saído machucadas dali. Então, o objetivo é a gente ir para entender o que aconteceu”, ressaltou Damares Alves. Segundo a senadora, a diligência tem como foco verificar possíveis violações de direitos humanos durante a operação, além de avaliar os impactos sociais e culturais na região. “Nessa diligência, vamos observar todos os direitos violados para que isso não se repita”, acrescentou.

Além da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Plínio Valério apresentou um requerimento na Comissão de Infraestrutura, cobrando explicações ao Ministério da Justiça e um terceiro na Comissão de Meio Ambiente, para investigar a poluição dos rios e do ar causada pela operação.

Veja vídeo:


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais