Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Pesquisa Quaest aponta que 2º turno poderá ser disputado entre David Almeida e Alberto Neto; confira

Compartilhe

Manaus – A mais recente pesquisa Quaest, encomendada pela Rede Amazônica, revela que o candidato David Almeida (Avante) está em uma posição favorável na corrida pela prefeitura de Manaus. Com 36% das intenções de voto válidas, Almeida se destaca claramente em relação aos seus concorrentes. O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 4 de outubro e entrevistou 1.000 eleitores com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, o que garante um nível de confiança de 95%.

Na pesquisa, o segundo lugar é ocupado por Capitão Alberto Neto (PL), que obteve 21% das intenções. Logo atrás, Roberto Cidade (União Brasil) aparece com 20%, seguido por Amom Mandel (Cidadania) com 16% e Marcelo Ramos (PT) com 7%. Os candidatos Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) não foram mencionados pelos entrevistados.

A Quaest utiliza um modelo que combina dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com perguntas que avaliam o engajamento dos eleitores. Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, essa abordagem permite uma estimativa mais precisa sobre quem realmente pode ir às urnas. “Criamos um algoritmo que atribui pesos e probabilidades de comparecimento a cada eleitor, tornando a pesquisa mais informativa”, explica Nunes.

Cenários de Votação

Em uma pesquisa estimulada, onde os candidatos são apresentados aos eleitores, David Almeida mantém a liderança com 33% das intenções, embora tenha registrado uma queda em relação aos 38% de 16 de setembro. Capitão Alberto Neto cresceu de 13% para 19%, enquanto Roberto Cidade passou de 19% para 18%. A pesquisa espontânea também mostra Almeida na frente, com 27%, um aumento significativo em comparação aos 19% anteriores.

Possibilidade de Segundo Turno

A pesquisa também explora a possibilidade de um segundo turno. Caso nenhum candidato alcance 50% mais um voto no primeiro turno, Almeida é projetado para vencer em todos os cenários de segundo turno. Em uma simulação contra Capitão Alberto Neto, ele lidera com 52% a 35%. No confronto com Roberto Cidade, o resultado seria 52% a 31%, e contra Amom Mandel, Almeida alcançaria 55% a 32%.

Um ponto relevante da pesquisa é o número de indecisos, que caiu de 48% para 30% na pesquisa espontânea, indicando um aumento no engajamento do eleitorado. A proporção de votos em branco, nulo ou que não pretende votar permanece estável, oscilando entre 2% e 7% nas diferentes categorias de pesquisa.

Os números da pesquisa Quaest mostram um cenário promissor para David Almeida, que se fortalece como favorito na disputa pela prefeitura de Manaus.

Veja os vídeos:

Pesquisa AtlasIntel 

A pesquisa AtlasIntel também divulgada neste sábado (5) sobre a eleição à prefeitura de Manaus mostra o prefeito David Almeida (Avante) na liderança, com 31,4% dos votos válidos. Capitão Alberto Neto (PL), com 21%, e Amom Mandel (Cidadania), com 20,3%, vêm na sequência, brigando pela vaga no segundo turno.

O levantamento também traz Roberto Cidade (União) com 15,9% e Marcelo Ramos (PT) com 8,9%. Wilker Barreto (Mobiliza) tem 1%, e Gilberto Vasconcelos (PSTU), 0,6%.

O instituto também levantou eventuais duelos no segundo turno, em que Almeida se sobressai em todos eles. Contra Neto, o prefeito venceria por 43% a 34% dos votos totais, e contra Mandel, 44% contra 34%. Se seu adversário fosse Cidade, venceria por 49% contra 23%.

O cálculo dos votos válidos exclui os indecisos e os entrevistados que responderam que votarão em branco ou anularão o voto. O instituto AtlasIntel entrevistou 1.615 pessoas via internet entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro. O nível de confiança é de 95% e a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo AM-07601/2024.

 

 


Siga-nos no Google News Portal CM7