Brasília Amapá |
Manaus

‘Peixada?’: psicóloga ‘queridinha’ da família D’Angelo teria recebido privilégios para se eleger conselheira tutelar em Manacapuru

Compartilhe
'Peixada?': psicóloga 'queridinha' da família D’Angelo teria recebido privilégios para se eleger conselheira tutelar em Manacapuru

Amazonas –  Um escândalo político abala Manacapuru com revelações de possíveis irregularidades e favorecimentos no processo de escolha para o Conselho Tutelar. Maria Regina da Costa Oliveira, conhecida como psicóloga Regina Oliveira, coordenadora do CRAS-Centro de Referência de Assistência Social no Bairro Novo Manacá, teve sua candidatura ao Conselho Tutelar marcada por uma série de apoios controversos. O Portal CM7 BRASIL releva abaixo as principais evidências que embasam a denúncia de uma possível “peixada”.

Conflito de Interesses e Ligações Familiares

Uma das principais preocupações levantadas foi a presença de Cristiane Gomes Moraes, cunhada de Maria Regina, em cargos chave no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, além de sua participação na Comissão Especial do Processo Unificado de Escolha dos Conselhos Tutelares. Essa conexão familiar levanta questões sobre parcialidade no processo de seleção.

Na foto postada no Facebook podemos ver a senhora Regina Oliveira (de camisa rosa e calça jeans) e o senhor Reginaldo Oliveira (camisa azul, bermuda e boné) reunidos em família.

Foto da candidata Maria Regina no perfil do facebook de seu irmão, Reginaldo Oliveira. No dia 22 de agosto de 2023 período de pré candidatura ao conselho tutelar.

 

Na foto acima, a senhora Cristiane Gomes Moraes e o senhor Reginaldo Costa de Oliveira, irmão de Maria Regina de Oliveira, em um encontro de casais.

 

Comissão de Escolha dos Conselhos Tutelares

Das possíveis parcialidades no processo de escolha para o conselho tutelar de Manacapuru, quem realiza as eleições do Conselho Tutelar é o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA. Mas acontece que a senhora Cristiane Gomes Moraes cunhada da então Candidata Maria Regina de Oliveira, também fazia parte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA como vice presidente e também fazia parte da Comissão Especial do Processo Unificado de Escolha dos Conselhos Tutelares como mostram as publicações no Diário Oficial.

Publicação no Instagram mostrando a Hariany Campelo e Cristiane Moraes em reunião com a coordenação do TRE/AM.

Publicação no perfil da Secretaria de Assistência Social vemos uma reunião onde estavam presentes a promotora de justiça da 2º Promotoria de Manacapuru a Dra Tânia, ao seu lado direito a Dra. Hariany Campelo (Presidente da Comissão Especial/ de marrom) e ao seu lado esquerdo a senhora Cristiane Gomes Moraes(membro da comissão especial/Blusa branca e calça jeans) cunhada da Candidata Maria Regina Oliveira.

 

A foto abaixo foi tirada no dia das provas objetivas e discursiva, realizada no dia 30 de julho de 2023 na Escola Municipal Professora Beatriz da Silva Bezerra. Na foto aparece a senhora Cristiane Gomes Moraes, fazendo parte da organização, ao meio um dos pré-candidato conhecido como Acy Psiu, e ao lado com blusa de detalhes verdes a senhora Rosineide Silva, membro do CMDCA.

Vale ressaltar que Maria Regina da Costa Oliveira ficou em 3º lugar na prova objetiva com 30 pontos. Já na redação, em 7º lugar com 7 pontos, ficando a frente dos atuais conselheiros tutelares conforme a SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 009-2023/CMDCA-MPU, DE 11 DE AGOSTO DE 2023.

Ajuda da cunhada na comunidade Rural

Em outra imagem, é possível notar que a Sra. Cristiane Gomes Moraes faz o gesto com as mãos representando o número 10, que é o mesmo número da campanha de sua cunhada, Maria Regina da Costa Oliveira, irmã de seu marido. Ao lado de Cristiane, vestindo uma camisa cinza e bermuda preta, está o Sr. Laércio, residente na zona rural de Manacapuru, na comunidade de Arapapá. Ele também faz o gesto representando o número 10 com as mãos.

Relação com Gerson D’Angelo

Ao longo de toda a campanha, a candidata Maria Regina da Costa Oliveira contou com o apoio incondicional do Vereador Gerson D’Angelo, primo do prefeito do município de Manacapuru, Betanael D’Angelo. Este apoio é corroborado por meio de evidências como fotos, vídeos e áudios. Além disso, o próprio vereador mencionou em sua fala na tribuna da câmara o respaldo dado à candidata, o que também consta em ata.

Essa relação levanta questões em relação ao aliciamento de eleitores e ao favorecimento de figuras públicas durante a campanha eleitoral, violando o Item 11.6 do Edital Nº 002-2023-CMDCA, a Lei Municipal 552/2019 nos artigos 45/46, bem como a Resolução do CONANDA no artigo 8.

No dia 2 de julho o vereador Gerson D’angelo posta uma foto juntamente com a candidata Regina Oliveira em uma comunidade na zona rural de Manacapuru conhecida como “Vale de Benção” na estrada do acajatuba, ele faz menção do nome da candidata, vale ressaltar que a senhora Regina era Coordenadora do Cras do Bairro novo manacá, e era pré candidata a membro do conselho tutelar

 

As imagens abaixo foram postadas nas redes sociais do Vereador Gerson D’Angelo no dia 04 de agosto de 2023. Neste dia foi realizado uma Ação sobre Cidadania onde prestaram vários serviços como exame de vista, segunda via de certidão de nascimento, exames clínicos entre outros, o local é uma escola pública, a candidata participa para se beneficiar do público presente, e ainda tira fotos com as figuras públicas: Deputado Estadual Cristiano D’Angelo (camisa amarela), o Secretário de Comunicação do Município de Manacapuru Franz Melendez  (camisa verde) e o Vereador Gerson D’Angelo, primo do prefeito e do deputado.

As fotos abaixo foram postadas no dia 06 de agosto de 2023, ao qual a senhora Regina Oliveira acompanhada do Vereador Gerson D’Angelo em uma comunidade na zona Rural do município de Manacapuru conhecida como ‘Terra Prometida’, inclusive o vereador marca a candidata na postagem e diz que estavam ouvindo a demanda do povo e trazendo soluções juntamente com a candidata. Veja:

No dia 3 de junho de 2023 foi postado um reels no perfil do Instagram do Vereador Gerson D’Angelo. Vale ressaltar que a publicação já havia sido postado no dia 02 de junho de 2023 no perfil da Candidata Regina Oliveira, na qual a mesma diz a seguinte frase “PARCERIAS SENDO FIRMADAS”. Na foto aparecem o senhor Franz Melendez, Secretario de comunicação do município (camisa azul e amarela com uma listra no peito), no centro, está a senhora Regina Oliveira, ao lado do senhor Laercio do Arapapá, e ao final, o Vereador Gerson D’Angelo.


No dia 27 de maio do ano de 2023, 12 dias depois das inscrições para as eleições do processo de escolha dos membros do conselho tutelar, a então candidata Regina Oliveira postou uma foto juntamente com o vereador Gerson D’Angelo e um dos secretários, Arnaldo Costa (boné preto, camisa preta e calça jeans ao lado do vereador Gerson) fazendo entregas de tratores agrícolas em uma comunidade na zona rural de Manacapuru conhecida como pepartimento do Tuiué. O local realizava uma entrega de caráter político e público, e a candidata estava irregularmente usando a companhia do vereador para dizer estar levando os benefícios para a comunidade, mas visando as eleições para o conselho tutelar. Veja:

Há um áudio atribuído ao senhor Laercio do Arapapá, possivelmente feito no dia 16/09 /2023, convidado o pessoal da comunidade do Arapapá para um bate papo com o vereador Gerson D’Angelo e a então candidata Regina Oliveira que aconteceria no domingo dia 17/09/2023, na oportunidade teria um Bingo e torneio de ‘Travinha’, totalmente gratuito, com o patrocínio do vereador Gerson D’Angelo e da candidata Regina Oliveira e a presença de outras autoridades do municipio. O áudio é confirmado com uma postagem no dia 16/09/2023 feito no perfil do senhor “Nonatinho Alves”, o mesmo apenas copiou e postou no facebook a mensagem e tem um comentário de confirmação do senhor Laercio Gomes(conhecido como Laercio do Arapapá). Ouça áudio:


Potencial Crime Eleitoral

Há evidências contundentes sugerindo possível aliciamento de eleitores e favorecimento de figuras públicas na campanha eleitoral, o que vai contra o edital e a legislação pertinente. Fotos, vídeos e áudios mostram a presença de Maria Regina em eventos públicos ao lado de figuras políticas proeminentes, bem como ações de cunho assistencialista que poderiam ser interpretadas como uma estratégia para conquistar votos.

Impunidade e Inação Judicial

Apesar das denúncias e das provas apresentadas, a comunidade manacapuruense está perplexa com a falta de ação da Justiça em relação a essas possíveis irregularidades. Enquanto em outros municípios casos semelhantes resultaram na impugnação de candidaturas e até mesmo no cancelamento de mandatos, em Manacapuru a sensação é de impunidade e inação por parte das autoridades competentes. A população denuncia a influência da família D’Angelo para que o processo de impugnação não siga.

Veja documentos na íntegra: 

100000098006901

Visualização de Publicação – CMDCA

Visualização de Publicação cmdca

Visualização de Publicação cmdca comissao especial

ANEXOS

ALTERAÇÃO DO EDITAL

EDITAL Nº 002-2023-CMDCA-MPU PARA PUBLICAÇÃO

15_07_48_179_4._Resolu_ao_n_231_de_28_de_dezembro_de_2022_Conanda

lei municipal – 552 de 2019


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7