Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Oposição anuncia pedido de impeachment de Paulo Gonet e cobra proteção a Tagliaferro, ex-assessor de Moraes

Compartilhe
Oposição anuncia pedido de impeachment de Paulo Gonet e cobra proteção a Tagliaferro, ex-assessor de Moraes

Brasil – A oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quarta-feira (3), uma série de medidas após as denúncias feitas por Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre as ações está a solicitação de impeachment do procurador-geral da República, Paulo Gonet, além de pedidos de proteção ao próprio Tagliaferro e sua família.

O movimento ganhou força após audiência na Comissão de Segurança Pública do Senado, presidida pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), em que Tagliaferro acusou Moraes de ter alterado um relatório técnico para embasar operações da Polícia Federal contra empresários em 2022. Ele também apresentou conversas que teria mantido com Paulo Gonet durante as eleições, apontando que ambos articulavam previamente denúncias que seriam apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) aos Tribunais Regionais Eleitorais.

Medidas anunciadas pela oposição

Entre as ações encaminhadas estão:

pedido de habeas corpus em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete acusados de tentativa de golpe;

envio de relatório com as denúncias de Tagliaferro a governos estrangeiros, incluindo Estados Unidos, Itália e Argentina;

solicitação de apoio à Embaixada da Itália no Brasil para garantir proteção ao ex-assessor;

pedido ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para reforçar a segurança da família de Tagliaferro;

requisição de análise pericial das provas pela Polícia Legislativa do Senado;

envio de documentos às principais instituições do Judiciário e do Ministério Público, como TSE, PGR, STF, CNJ, CNMP e OAB.

Contexto político

As denúncias vieram à tona no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento de Bolsonaro e outros sete acusados de envolvimento em uma suposta tentativa de golpe. O depoimento de Tagliaferro, com acusações diretas contra Alexandre de Moraes e Paulo Gonet, aumentou a pressão sobre as instituições e abriu novo capítulo no embate entre oposição e Judiciário.

A expectativa é de que os desdobramentos provoquem intensos debates no Congresso e ampliem a crise política em torno da atuação do Supremo e da Procuradoria-Geral da República.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais