Moraes suspende julgamento de Bolsonaro no TSE e votação deve continuar apenas na próxima semana
Brasil – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, anunciou na tarde desta quinta-feira (22) a suspensão do julgamento da ação movida pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) que busca a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e Walter Braga Netto, candidatos à Presidência da República nas Eleições de 2022.
A continuação do julgamento está programada para a próxima terça-feira (27), em uma sessão que terá início às 19h e contará com a leitura do voto do relator do caso, ministro Benedito Gonçalves.
A interrupção da sessão ocorreu após a leitura do parecer favorável à inelegibilidade de Bolsonaro pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Antes do MPE, os advogados da acusação e defesa tiveram a oportunidade de apresentar seus argumentos sobre o processo, com tempo de 15 e 30 minutos, respectivamente.
A Corte estabeleceu um total de três sessões ordinárias para o julgamento do caso. Além da sessão realizada nesta quinta-feira (22), o Tribunal prosseguirá com o julgamento nas sessões subsequentes de terça e quinta-feira (27 e 29), conforme informado pelo TSE.
A ação movida pelo PDT acusa Bolsonaro de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação devido a uma reunião ocorrida no Palácio da Alvorada, em julho de 2022, na qual o então candidato fez ataques ao sistema eleitoral.
O desfecho deste julgamento terá repercussões importantes no cenário político brasileiro, pois determinará a elegibilidade ou inelegibilidade dos mencionados candidatos para futuras disputas eleitorais.
Bolsonaro continua querido pela população
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) embarcou na manhã da última quibta feira (22) para Porto Alegre, para uma série de compromissos. Segundo a equipe de comunicação dele, a viagem faz parte de um roteiro pelo país para fortalecer o PL na disputa das eleições municipais de 2024. A ida ao Rio Grande do Sul será no dia em que o TSE começa a analisar a ação que trata da reunião do então presidente com embaixadores no Palácio da Alvorada, realizada em julho de 2022.
Bolsonaro exibiu um bilhete que teria sido deixado pela equipe de limpeza do voo que levou o político à Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Na mensagem carinhosa, a equipe diz amar o ex-presidente e relata ter esperado para recebê-lo, mas teve que deixar a aeronave para fazer a limpeza de outro avião.
A foto repercutiu nas redes sociais, até o momento desta publicação, foram mais de 45 mil mensagens na postagem de apoiadores e políticos, como o deputado federal Mário Frias (PL-SP).