Brasília Amapá |
Manaus

Luta pela ZFM: Capitão Alberto Neto se reúne com presidente da Abraciclo para fortalecer indústria de bicicletas e motos

Compartilhe
Luta pela ZFM: Capitão Alberto Neto se reúne com presidente da Abraciclo para fortalecer indústria de bicicletas e motos em Manaus

Brasil – O deputado Federal Capitão Alberto Neto (PL) se encontrou nesta terça-feira (26) com o presidente da Abraciclo, Paulo Takeuchi, em Brasília, buscando estratégias para manter e fortalecer a competitividade do Polo Industrial de Manaus no setor de duas rodas.

A reunião faz parte de uma série de ações em defesa da Zona Franca de Manaus. “No contexto de evolução, os projetos visam contribuir o modelo econômico, dando celeridade para geração de emprego e renda no estado”, divulgou Alberto Neto em suas redes sociais.

Liderança

O deputado federal destacou também que o Amazonas é um dos líderes na produção de veículos de duas rodas. “Nós somos o 4º maior produtor do mundo de bicicletas e o 6º maior no de motocicletas. Diante desses dados significativos, é possível constatar como nossa ZFM é importante e produtiva para o Brasil”, revelou.

Ações pela Zona Franca de Manaus

Alberto Neto também tem se destacado pelas ações em defesa da Zona Franca de Manaus, incluindo projetos de lei para fortalecimento da Zona Franca de Manaus. Desde o anúncio sobre a alteração do IPI (Imposto sobre Produto Industrializados), o deputado federal já indicou e requereu informações direto ao Ministério da Economia, que como resultado, regeram o projeto de Lei das alíquotas do IPI,  a PL Nº 1013/22.

Confira na íntegra requerimento e indicação sobre a questão do IPI: RIC_259-2022 , INC_1326-2022.

“Uma das minhas prioridades desde o início do mandato foi a defesa e manutenção da Zona Franca de Manaus (ZFM). Como prova desse compromisso firmado com o estado do Amazonas, eu tenho dois Projetos de Lei que foram aprovados, na Câmara dos Deputados”, ressaltou o Capitão Alberto Neto.

Projeto de Lei Nº 1013, de 2022

Dispõe sobre alíquotas de IPI (Imposto sobre Produto Industrializados), para produtos que sejam incentivados no âmbito da Zona Franca de Manaus (ZFM). O projeto surge para preservar a competitividade das empresas instaladas do polo industrial. 

Confira na íntegra: PL_1013-2022

Projeto de Lei Nº 1077, de 2022

É a lei que estabelece um prazo máximo para que o governo defina o processo produtivo básico (PPB) de empresas interessadas em receber os incentivos da Zona Franca de Manaus (ZFM).

A proposta traz benefícios ao setor industrial, mas também ao meio ambiente. “Ela dá segurança jurídica para as novas empresas entrarem no polo industrial. Num momento desse, pós-pandemia, nós queremos celeridade para gerar novos empregos no Amazonas”, afirmou Alberto Neto. 

Procurando soluções

No dia 21 de Abril, Alberto Neto já se mobilizava solicitando ao Ministério da Economia informações sobre como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) pode ser compensada e não prejudique as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).

“O Brasil precisa voltar a se industrializar, não pode ser só o país do agronegócio. Tem que ser o país da indústria, da tecnologia, da geração de emprego, principalmente nesse momento pós-pandemia”, afirmou o deputado.

Veja vídeo:

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7