Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Lula afirma que Maduro “é um problema da Venezuela, não do Brasil”

Compartilhe
Lula afirma que Maduro "é um problema da Venezuela, não do Brasil"

Brasil – Em entrevista ao podcast PODK Liberados, exibido pela RedeTV! e YouTube neste domingo (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que a situação política da Venezuela, governada por Nicolás Maduro, “é problema da Venezuela, não do Brasil”. A afirmação ressalta o posicionamento de Lula em evitar intervenções em questões internas de países vizinhos e priorizar o foco nos desafios domésticos do Brasil.

“No que me diz respeito, não posso ficar me preocupando em brigar com Nicarágua e Venezuela, preciso brigar para fazer esse país [Brasil] dar certo”, afirmou o presidente. A declaração foi dada aos apresentadores e senadores Jorge Kajuru (PSB-GO) e Leila Barros (PDT-DF), que conduzem o programa. A entrevista foi gravada na última quarta-feira (6) e repercutida nacionalmente após sua exibição.

Assim como a Venezuela, a Nicarágua, governada por Daniel Ortega, é frequentemente apontada por opositores e organizações internacionais como um regime ditatorial. Ambos os países, com históricos de repressão política e cerceamento das liberdades civis, já foram aliados de Lula em blocos como o Foro de São Paulo, que reúne lideranças progressistas da América Latina.

Lula também destacou que não considera apropriado questionar decisões judiciais de outros países, em especial a Suprema Corte da Venezuela, que recentemente avalizou a reeleição de Maduro, apesar das denúncias de fraude. “Quero que a Venezuela viva bem, e eu vou cuidar do Brasil”, pontuou, reforçando sua postura de não intervenção.

A fala do presidente revela sua linha diplomática de respeito à soberania dos países vizinhos, mas também gera questionamentos sobre a postura do Brasil em temas de direitos humanos e democracia na região.


Siga-nos no Google News Portal CM7