Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Josué Neto comemora vitória da Zona Franca no STF, após reunião com Lewandowski,

Compartilhe
Josué Neto comemora vitória da Zona Franca no STF, após reunião com Lewandowski,

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto (PSD), afirmou que o voto do ministro Ricardo Lewandowski foi determinante para a vitória de 6 a 4 em favor do Modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) no julgamento desta quinta-feira (25) no Superior Tribunal Federal (STF). Josué Neto revelou que conseguiu uma reunião com o ministro na quarta-feira (24), onde tratou sobre importância do modelo ZFM que garante emprego para mais de 80 mil famílias no Amazonas.

“Por isso é tão importante valorizar quem reconhece os direitos constitucionais da Zona Franca de Manaus. Ontem, no STF, tive a oportunidade de conversar com o ministro Lewandowski, que hoje votou favoravelmente à ZFM. Apresentei a ele a visão política e social da nossa ZFM. Um modelo importante para o desenvolvimento do Amazonas, Manaus, e para o sustento de 80 mil famílias. Questões que foram consideradas pelo ministro no julgamento de hoje. O voto do ministro de Lewandowski, futuro cidadão do Amazonas, foi decisivo nesse julgamento que se arrastou por dois dias”, afirmou Josué Neto.

O processo tentava barrar créditos do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) às empresas de fora do Amazonas que comprassem produtos da ZFM. No julgamento, o STF reconheceu que as empresas que compram insumos da ZFM têm direito a desconto nos impostos que pagam a União.

De acordo com o parlamentar, uma decisão contrária a ZFM poderia trazer consequências desastrosas para o modelo.

O voto

No momento em que o julgamento estava 4 votos contra o modelo ZFM o ministro Lewandowski proferiu seu voto de forma sucinta e técnica ao afirmar que o modelo Zona Franca de Manaus é a mais bem sucedida estratégia de desenvolvimento regional e econômico já implantada no mundo.

“A Zona Franca de Manaus é um modelo de desenvolvimento implantado no Amazonas que visa promover uma melhor integração produtiva e social dessa região ao país garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras. Trata-se de uma das mais bem sucedidas estratégias de desenvolvimento regional do mundo que alia o progresso o econômico a proteção ambiental proporcionando melhor qualidade de vida às suas populações”, afirmou o ministro colocando a votação à favor da Zona Franca em condições de empate.

“Existem estudos que demonstram que 92% da moeda circulante no estado do Amazonas provem do modelo Zona Franca. E graças a isso, de circunscrever uma zona industrial numa determinada região, o Amazonas é detentor da maior cobertura vegetal tropical do planeta que corresponde a 97% de sua área territorial”, afirmou Lewandowski.

Em seguida votaram os ministros Celso de Mello e Dias Tóffoli dando placar de 6 a 4 votos em favor do modelo ZFM.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais