João Paulo Garrido Pimentel é empossado como novo Superintendente da Polícia Federal no Amazonas
Amazonas – Na manhã desta quinta-feira (07/11), o delegado João Paulo Garrido Pimentel foi oficialmente empossado como o novo Superintendente Regional da Polícia Federal no Amazonas. A cerimônia aconteceu no Auditório do Ministério Público do Amazonas (MPAM), localizado no bairro Nova Esperança, Zona Oeste de Manaus, e contou com a presença de autoridades do Judiciário, Legislativo, Executivo e forças de segurança do estado.
Representando o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a desembargadora Luiza Cristina Marques parabenizou o delegado Pimentel e destacou a importância da integração entre os órgãos para uma prestação de serviços mais eficiente à população. “É muito importante esse relacionamento institucional entre o Poder Judiciário e os demais órgãos e entidades para que a gente tenha um bom desempenho na gestão do Tribunal e na sociedade”, afirmou a desembargadora.
O evento contou ainda com a participação da Procuradora-Geral do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Leda Mara de Albuquerque, do senador Omar Aziz (PSD), e do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado estadual Roberto Cidade (União), entre outras autoridades.
Experiência e trajetória
Natural do Rio de Janeiro, João Paulo Garrido Pimentel iniciou sua carreira na Polícia Federal em 2009, atuando inicialmente no próprio Amazonas. Antes disso, foi advogado na Petrobras Transportes S/A e professor do curso de Direito na Universidade Federal Fluminense (UFF). Com vasta experiência, Pimentel também lecionou na Universidade Estácio de Sá e completou o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia na Escola Superior de Guerra em 2019.
No Rio de Janeiro, o delegado esteve à frente de grandes operações de combate ao crime organizado, incluindo uma que resultou na prisão de policiais envolvidos no tráfico de drogas e na apreensão de bens de alto valor. Esse histórico reforça seu compromisso com o enfrentamento de crimes complexos, habilidade essencial para atuar na região amazônica, onde os desafios vão desde o tráfico de drogas até a exploração ilegal de recursos naturais.
Prioridades para o Amazonas
Durante a cerimônia, após a assinatura do termo de posse, Pimentel enfatizou o compromisso de combater crimes ambientais, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, tráfico de armas e corrupção no estado. “A Polícia Federal está aprimorando a sua logística para o combate ao crime organizado e aqui no Amazonas não será diferente. Em 2025, contamos com novos equipamentos para fortalecer esse trabalho”, destacou o novo superintendente.
O delegado Pimentel já havia assumido a liderança da Polícia Federal no Amazonas de forma interina em setembro deste ano, substituindo o ex-superintendente Umberto Ramos, que foi designado para uma função diplomática na Embaixada Brasileira em Milão, Itália.
A chegada de Pimentel ao comando da PF no Amazonas reforça o empenho da instituição em fortalecer a segurança e enfrentar os desafios únicos da região amazônica.