Jair Bolsonaro volta a Manaus no dia 15 de outubro para apoiar Alberto Neto e Maria do Carmo no 2º turno
Manaus – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estará em Manaus na próxima terça-feira, 15 de outubro, para participar de eventos de campanha em apoio ao candidato Capitão Alberto Neto (PL), que disputa o segundo turno das eleições para a prefeitura da capital amazonense. Bolsonaro, que mantém forte influência política na região, reforça sua presença no cenário local com o objetivo de alavancar a candidatura de Alberto Neto, que enfrenta o atual prefeito David Almeida (Avante) na reta final da campanha.
Alberto Neto, deputado federal e capitão da Polícia Militar, tem centrado sua campanha em propostas de segurança pública e destaca sua proximidade com o ex-presidente como um de seus principais trunfos eleitorais. A visita de Bolsonaro é estratégica, já que, nas eleições presidenciais de 2022, ele recebeu 60% dos votos na capital amazonense, um índice expressivo que pode ser decisivo neste segundo turno.
David Almeida, por sua vez, busca a reeleição com o apoio dos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), ambos alinhados com o governo do presidente Lula. A disputa pela prefeitura de Manaus, portanto, não apenas reflete uma luta local, mas também se insere no contexto nacional de rivalidades políticas entre Lula e Bolsonaro.
Bolsonaro já gravou mensagens de apoio à campanha de Alberto Neto e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, também esteve envolvida, assim como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), reforçando a força da base bolsonarista na candidatura de Neto.
A vinda do ex-presidente a Manaus é parte de uma agenda mais ampla de viagens em apoio aos 23 candidatos do PL que disputam prefeituras em todo o país no segundo turno. Com o apoio de Bolsonaro, Alberto Neto busca consolidar a vantagem e vencer a disputa, em um cenário onde a segurança pública e a influência política nacional desempenham papéis centrais.