Irmã de paciente morto em hospital no Careiro Castanho manda recado para Natan Macena: “Cria vergonha nessa tua cara”; veja vídeo
Amazonas – Na manhã desta terça-feira (9), Roseane Almeida, moradora do município Careiro Castanho e irmã de Robson Castro de Almeida, fez um desabafo contundente em frente ao Hospital Deoclécio dos Santos, onde seu irmão foi morto. Roseane acusa a unidade de saúde de negligência médica e direcionou duras críticas ao prefeito Natan Macena (Republicanos), que utiliza o hospital como referência na região e em sua propaganda eleitoral.
Visivelmente abalada e segurando a Declaração de Óbito (D.O) do irmão, Roseane, que é sanitarista, detalhou a dificuldade que enfrentou ao tentar acessar o prontuário médico de Robson. Segundo ela, seus direitos como familiar e cidadã foram violados, já que lhe foi negado o acesso aos registros médicos, algo garantido pela constituição brasileira.
“Essa live aqui que eu tô abrindo é pra dizer que é direito nosso, meu e de qualquer paciente do SUS o acesso ao prontuário e isso me foi negado. Quando o meu irmão ainda tava aqui no hospital, entrei, pedi pra ver, disseram que não e tá na constituição brasileira que não se pode negar ao familiar o acesso”, afirmou Roseane em um vídeo divulgado nas redes sociais. Veja video:
Ela relatou que foi tratada com descaso ao solicitar informações sobre os procedimentos realizados no irmão, sendo encaminhada de um setor a outro sem receber respostas concretas. “Fui na área da UTI, onde ficam todas as fichas e prontuários e por que a do meu irmão não tava lá? Chegou lá, não estava. O do meu irmão era o único que estava faltando”, denunciou.
Roseane acusou o diretor do hospital, Marcelo, de ser incapaz de analisar um prontuário sem a ajuda de um médico, criticando o que chamou de despreparo da administração. Em seu desabafo, ela também apontou a falta de transparência e o que considera uma grave falha na gestão da saúde municipal e exigiu que o prefeito Nathan Macena solicitasse da diretoria do hospital a entrega do prontuário médico do falecido irmão. Robson Castro de Almeida deixa cinco filhos e uma família enlutada.
Veja vídeo ao qual Nathan Macena usa hospital como propaganda: