Fraude do INSS: 81 deputados e 12 senadores de siglas na Esplanada apoiam CPI; veja vídeo
Brasil – A criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ganhou força no Congresso Nacional com o apoio de 211 congressistas. O requerimento, que será protocolado na manhã desta terça-feira (6 de maio), conta com 182 deputados e 29 senadores, superando o mínimo exigido de 171 deputados e 27 senadores. A iniciativa, liderada pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), visa apurar desvios de recursos destinados a aposentados e pensionistas.
CONGRESSO TEM O DEVER DE APURAR:ATÉ NOVO MIN.SABIA…JÁ ACIONAMOS CONVOCAÇÃO DELE
Enquanto isso, Lula viaja a China e Rússia levando Presidente do Congresso Alcolumbre a “tira colo”. Pra quê? Óbvio que é para esfriar a CPMI q já tem assinaturas p/ imediata leitura…Sem falar q o… pic.twitter.com/I5YifyQ6BP— Eduardo Girão (@EduGiraoOficial) May 5, 2025
Um dado chama atenção: 93 das assinaturas vieram de parlamentares de partidos com representantes em ministérios do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como União Brasil, PP, Republicanos, PSD e MDB. O União Brasil, com 29 apoios, foi o segundo partido com maior adesão, atrás apenas do PL, de Jair Bolsonaro. O PP contribuiu com 25 assinaturas, seguido por Republicanos (15), PSD (11) e MDB (11). Nenhum parlamentar do PT ou de partidos de esquerda assinou o requerimento.
A movimentação expõe fissuras na base governista. Partidos como o União Brasil, que ocupa os ministérios do Turismo e das Comunicações, e o PP, com o Ministério do Esporte, têm lideranças próximas a Bolsonaro, como o senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil. A CPMI promete ser um desafio político para o governo, que agora enfrenta pressão para esclarecer as denúncias de irregularidades no INSS.
O novo ministro não pode ficar no cargo. Ele sabia das fraudes e descontos indevidos e nada fez pic.twitter.com/OfwtxECrHA
— Damares Alves (@DamaresAlves) May 4, 2025
A oposição conseguiu 211 assinaturas ao requerimento de criação da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O pedido foi assinado por 29 senadores e 182 deputados.
O mínimo para que o pedido seja protocolado é de 27 senadores e 171 deputados. A deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) foram as responsáveis por colher as assinaturas.