Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Em áudio, deputado Janones defende rachadinha para pagar suas despesas

Compartilhe

Brasil – Nesta segunda-feira, 27 de novembro, um áudio vazado traz à tona uma conversa comprometedora do deputado federal André Janones (Avante-MG).

No registro, obtido pelo portal Metrópoles, Janones discute a viabilidade de utilizar um esquema conhecido como “rachadinha” para quitar as dívidas remanescentes de sua campanha à prefeitura de Ituiutaba, em 2016.

A prática da “rachadinha” envolve o repasse de valores extras a funcionários, que por sua vez devolvem parte do salário ao pagador.

No áudio, Janones descreve como algumas pessoas receberiam um montante adicional, que ele espera utilizar para saldar as contas pendentes de sua campanha eleitoral.

“Tem algumas pessoas aqui, com que eu ainda vou conversar em particular depois. Vão receber um pouco de salário a mais. E elas vão me ajudar a pagar as contas do que ficou da minha campanha de prefeito”, afirma o deputado.

O deputado relata ter sofrido um prejuízo considerável de 675 mil reais em sua campanha, justificando a necessidade de buscar essa modalidade de auxílio financeiro. Ele destaca a perda de bens, incluindo uma casa, um carro, uma poupança e uma previdência, e argumenta que é justo que as pessoas o auxiliem na reconstrução desses prejuízos.

Janones também menciona a ideia de “justiça” ao propor a restituição do que gastou na campanha de 2016, questionando a disparidade entre seus rendimentos e os de seus colaboradores.

Ele destaca que enquanto um funcionário pode receber 10 mil reais, ele mesmo, após comprometer 15 mil reais de seus rendimentos, ficaria com apenas 25 mil reais líquidos.

O deputado afirma não aceitar a existência de “cargos fantasmas” em seu gabinete e menciona que a renúncia seria algo natural para ele neste momento.

O áudio, gravado em fevereiro de 2019 por Cefas Luiz, ex-assessor de Janones, será entregue à Polícia Federal juntamente com outras evidências de possíveis irregularidades no gabinete do deputado.

Por meio de sua assessoria, Janones afirmou que os áudios foram “tirados de contexto”, buscando minimizar a repercussão do vazamento.

O conteúdo revelado no áudio vem gerando ampla discussão e levantando questionamentos sobre a conduta ética e legal do deputado federal André Janones em relação ao financiamento de sua campanha eleitoral.

Ouça áudio 


Siga-nos no Google News Portal CM7