Brasília Amapá |
Manaus

ELEIÇÕES 2024: PDT-AM se movimenta para projetar nome de Israel Tuyuka como pré-candidato

Compartilhe
ELEIÇÕES 2024: PDT-AM se movimenta para projetar nome de Israel Tuyuka como pré-candidato

Manaus – O Partido Democrático Trabalhista (PDT-AM) inicia o ano político com articulações, anunciando que o médico Israel Tuyuka (ex-PSOL) será o nome escolhido para disputar a prefeitura de Manaus nas eleições de 2024. A decisão foi tomada em dezembro, e a expectativa é clara: Tuyuka será o candidato do partido na corrida eleitoral.

A movimentação ganha destaque com uma reunião que aconteceu no último sábado (13/1) , na sede do PDT-AM. A cúpula do partido já deu uma prévia do encontro, compartilhando uma foto que indica o entusiasmo do partido para as eleições deste ano.

Israel Tuyuka, médico indígena, não é um estreante na política local. Nas eleições de 2022, disputou o governo do estado pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), conquistando mais de 21 mil votos e ficando em 6º lugar. Após esse pleito, Tuyuka migrou para o PDT, que agora tem como presidente regional o ex-deputado estadual Luiz Castro.

A decisão de lançar Tuyuka como pré-candidato à prefeitura foi consolidada em uma reunião da executiva regional do PDT, realizada em 16 de dezembro. Luiz Castro destacou a importância da candidatura de Tuyuka, afirmando que ela representa uma opção de qualidade diferenciada na centro-esquerda, em contraposição às pré-candidaturas predominantemente de centro-direita e direita.

Graduado em medicina pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Tuyuka entra na disputa com uma bagagem acadêmica e política. A mudança para o PDT em 2023 foi estratégica, sabendo que o partido depositaria nele a confiança para liderar a corrida eleitoral em 2024.

A convenção eleitoral, agendada para o período de 20 de julho a 5 de agosto deste ano, oficializará a candidatura de Israel Tuyuka.


Siga-nos no Google News Portal CM7