Brasília Amapá |
Manaus

Eleições 2024: David Almeida lidera intenções de voto em todos os cenários, diz pesquisa Ipen; veja

Compartilhe
Eleições 2024: David Almeida lidera intenções de voto em todos os cenários, diz pesquisa Ipen; veja

Manaus – O atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), aparece como líder em todas as simulações para as eleições municipais de 2024, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas do Norte (Ipen) divulgada nesta terça-feira (26).

Na pesquisa espontânea, na qual os entrevistados mencionam seu candidato de escolha sem receber opções prévias, David Almeida é o nome mais citado, com 21,4% das preferências. Ele é seguido por Amom Mandel, com 9,8%, Coronel Menezes (2,4%) e Arthur Virgílio Neto (1,7%). No entanto, 52,1% dos entrevistados ainda não decidiram seu voto neste cenário espontâneo.

Na pesquisa estimulada, que apresenta os nomes dos candidatos, David Almeida mantém uma liderança sólida. No cenário 1, com todos os pré-candidatos, ele conquista 32,40% das intenções de voto, enquanto Amom Mandel alcança 28,60%. Coronel Menezes e Arthur Neto ficam com 6,70% e 6,20%, respectivamente.

Cenário mais acirrado é contra Amom

O cenário 2, mais restrito a apenas quatro nomes, revela uma disputa acirrada. David Almeida lidera com 34,80%, mas Amom se aproxima, alcançando 33,80% – diferença de apenas 1%. Menezes registra 12,90%, e Arthur Neto fecha com 9,10%. A polarização nesse grupo pode ser explicada sobretudo pela taxa de rejeição de Menezes e Arthur Virgílio.

Em todos os demais cenários apresentados, David Almeida também se mantém como favorito, conquistando a preferência dos entrevistados.

A pesquisa do Ipen entrevistou 1.017 pessoas entre 11 e 18 de setembro de 2023, após o festival “Sou Manaus Passo a Paço”. A margem de erro é de 3,07% para mais ou para menos. Os bairros pesquisados abrangem uma ampla área da cidade, refletindo a diversidade de opiniões dos moradores de Manaus.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7