Brasília Amapá |
Manaus

Doria pensa em desistir de candidatura à presidência e concorrer à reeleição do governo de São Paulo

Compartilhe

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), admitiu que pode abrir mão do seu projeto de concorrer às eleições presidenciais em 2022 para disputar a reeleição em São Paulo. A declaração de Doria foi publicada neste sábado (13), em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

— Diante deste novo quadro da política brasileira, nada deve ser descartado — disse o governador.

Até então, o governador negava a possibilidade de permanecer por mais um mandato no Palácio dos Bandeirantes. Segundo o Estadão, o governador costumava enfatizar que, por princípio, era contra a reeleição.

Entretanto, alguns acontecimentos podem ter impulsionado o tucano a mudar de ideia, como a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lava-Jato que, por consequência, restabeleceu seus direitos políticos.

A decisão abre espaço para um cenário de polarização entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro em 2022, o que tende a diminuir o espaço para outras candidaturas.

Além disso, o otimismo que existia no governo de São Paulo, com o início da campanha de imunização no Estado, foi substituído pela preocupação com o desgaste por conta das medidas de combate a pandemia do coronavírus.

Durante a sua live semanal, na quinta-feira (11), Bolsonaro criticou as medidas adotadas pelo governador e afirmou que Doria está preocupada com 2022:

— Quer votar no engomadinho, que coloca o cabelo pro lado, vive com máscara, mas que tem pancadão na casa dele de vez em quando? Vote nesse cara que é educado. Ele vai falar fino, vai falar que está preocupado com sua vida. Tá o cacete, tá preocupado com 2022.

Por outro lado, existe a possibilidade do PSDB, seu partido, apoiar outro candidato para 2022: o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. As prévias do partido referentes
à disputa presidencial estão marcadas para outubro deste ano, um ano antes das eleições.

Fonte: Gaúcha ZH


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7