Despreparada, Maria do Carmo é esculachada e recebe aula de política de Marcelo Ramos: “é o básico que ela deveria saber”; veja vídeo
Amazonas – O pré-candidato ao Senado, Marcelo Ramos (PT), usou suas redes sociais para responder às declarações de Maria do Carmo, pré-candidata ao Governo do Amazonas, que havia questionado a visita da primeira-dama Janja da Silva a Manaus. Em vídeo de pouco mais de dois minutos, Ramos classificou as falas da adversária como “deselegantes” e “debochadas”, apontando que esse tipo de postura “é completamente inadequada para quem quer governar um estado tão importante como o nosso”.
Ramos disse ainda que precisaria explicar à pré-candidata “coisas básicas” sobre competências constitucionais e deu uma verdadeira aula. Ele destacou que saúde básica, creches, hospitais e segurança pública são responsabilidades do município e do estado, enquanto o governo federal mantém programas como o Prouni e o Fies. “Na verdade, senhora Maria do Carmo, o que é responsabilidade do governo federal é, por exemplo, o Fies e o Prouni, que sustentam a instituição da qual a senhora é dona. Isso sim é responsabilidade do governo federal, e a senhora deveria agradecer, porque quem criou esses dois programas foi o presidente Lula”, afirmou.
Ao final, o petista criticou a tentativa de Maria do Carmo de se apresentar como um contraponto à política tradicional. “A senhora é tudo, menos um instrumento de combate à velha política e de mudança na política do Amazonas”, disse, lembrando a aliança da pré-candidata com Alfredo Nascimento e Valdemar Costa Neto, figuras históricas da política nacional.
Veja vídeo:
Patota de Maria do Carmo
As declarações de Ramos foram uma resposta direta a um vídeo de quase três minutos publicado por Maria do Carmo, em que ela atacou a presença de Janja em Manaus durante agenda relacionada à COP30. A primeira-dama participou de compromissos oficiais do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, ao lado do embaixador André Corrêa do Lago, presidente da conferência no Brasil.
Ignorando o caráter institucional da visita, Maria do Carmo optou por um discurso mais panfletário, sugerindo que a primeira-dama estaria desconectada da realidade amazônica. “Da próxima vez que vier, separa um tempinho para ver o mundo real. Ele precisa de muita ajuda, e não de muitos likes. Menos fantasia e mais empatia. O povo merece”, declarou. Em outro trecho, acusou Janja de “preferir viajar ao exterior, com as mordomias proporcionadas pela esquerda”, em vez de conhecer de perto os problemas do estado.
As críticas, no entanto, expõem mais a falta de preparo político de Maria do Carmo do que eventuais falhas da visita. A pré-candidata tenta se apresentar como novidade, mas recorre a discursos rasos, ataques pessoais e alianças antigas — práticas típicas da velha política que ela própria diz combater.
Inclusive recentemente, mostrando que também não conhece bem o estado do Amazonas, Maria do Carmo confundiu o Rio Negro com o Rio Amazonas e virou chacota na internet.
Veja:


