Brasília Amapá |
Manaus

Deputado Alberto Neto propõe ação ofensiva contra os Piratas do Amazonas

Compartilhe

BRASÍLIA – O deputado federal Capitão Alberto Neto, recomendou junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, Indicação (INC n.543/2023), que propõe ação ofensiva contra os Piratas do Amazonas, grupo que comete crimes nos rios da região e atinge principalmente a população do interior do estado.

Na proposta, o parlamentar destacou que é preciso estabelecer medidas para aumentar a segurança com a presença efetiva do poder público na região amazônica.

“Pedimos ao Ministério da Justiça que, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, seja feita uma cooperação constante e continuada entre as forças de segurança estaduais e federais, para execução de ações planejadas de prevenção e repressão qualificada contra os ratos de rio, que assustam a população amazônica”, disse.

Roubo de combustíveis

Na último mês de maio, criminosos fizeram a tripulação de uma balsa refém e roubaram aproximadamente R$ 1,5 milhão em combustível no Rio Amazonas. Parte do produto foi recuperado pela polícia.

Ainda no no início do mês outro crime voltou a aterrorizou a população do interior, uma embarcação tripulada pelos “ratos de rio” explodiu, contendo em seu interior mais de 900kg de substância entorpecente tipo Skunk.

Informações do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários, apontam que furtos e roubos de cargas são os principais problemas enfrentados no Amazonas, Pará e Rondônia. As quadrilhas, geralmente, focam no roubo de combustíveis, mas praticam outras ações com tráfico de drogas, roubo de motores e outros equipamentos náuticos, além de roubos e ataques a tripulantes e passageiros que circulam diariamente nos rios da região.

Para o deputado federal é incontestável a necessidade medidas mais efetivas de segurança para conter o avanço da criminalidade nos rios da Amazônia, visto que esses grupos estão cada vez mais armados, usam lanchas de alta potência, drones e as mortes e crimes ficam sem solução.

“As quadrilhas de piratas de rio são extremamente organizadas e atuam há anos na região. Precisamos de um reforço significativo da atividade policial nas rotas fluviais, para conter essas atividades ilegais e proteger, principalmente, a vida da população que vive no interior do Amazonas”, afirmou Capitão Alberto Neto.

*Com informações da assessoria*.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7