Denúncia de nepotismo em Carauari: prefeito Airton Siqueira, esposa, filha e genro são citados em apuração do TCE-AM
Amazonas – O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) decidiu admitir uma representação (Processo nº 13522/2025) para apurar possíveis irregularidades na Prefeitura de Carauari, envolvendo membros da própria família do atual prefeito, José Airton Freitas Siqueira (MDB). A investigação decorre de uma manifestação formal enviada à Ouvidoria do TCE, e mira suspeitas de nepotismo e conflitos de interesse na gestão de cargos estratégicos da administração municipal, especialmente nas áreas da saúde e assistência social.
A representação inclui a primeira-dama do município, Griselda Oliveira Moura Siqueira, que ocupa o cargo de secretária municipal de Cidadania, Família e Combate à Fome; o genro do prefeito, Manoel Brito de Oliveira, nomeado como secretário municipal de Saúde; e a filha do prefeito, Indra Siqueira, que atualmente dirige o Hospital Regional de Carauari.
Segundo a denúncia, a concentração desses cargos-chave nas mãos de um mesmo núcleo familiar pode configurar violação à Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe a nomeação de parentes em funções públicas de direção, chefia ou assessoramento — prática caracterizada como nepotismo.
O Portal CM7 Brasil acompanha o andamento da investigação e reforça que todas as partes citadas têm direito à ampla defesa e ao contraditório no decorrer do processo.
Leia também:
“Fachada de milhões”: empresa que venceu licitação de quase R$ 1,5 milhão em Carauari tem sede em periferia de Manaus
Denúncia de nepotismo em Carauari: prefeito Airton Siqueira, esposa, filha e genro são citados em apuração do TCE-AM
Escândalo: prefeito Airton Siqueira transforma Saúde de Carauari em “negócio de família”; veja
Escândalo: vaza vídeo mostrando vigia usando SPA como motel em Carauari; veja
Mulher é flagrada maltratando idosa com deficiência em Carauari, interior do AM; veja vídeo