Brasília Amapá |
Manaus

Delegado Pablo aprova projeto que concede porte de arma para policiais que atuam em presídios

Compartilhe
Delegado Pablo aprova projeto que concede porte de arma para policiais que atuam em presídios

Brasil – Policiais que atuam em presídios em todo Brasil terão direito de portar arma de fogo fora do serviço. O projeto de lei que garante o benefício foi aprovado pela Câmara dos Deputados e foi comemorado por policiais penais.

O relator do projeto, Delegado Pablo (União Brasil-AM), disse que a aprovação corrige uma falha do Estatuto do Desarmamento.

“É uma garantia de segurança a estes profissionais, que ao sair do trabalho tinham que deixar a arma”, explicou Pablo. “Agora, os policiais penais terão direito ao porte da arma de fogo de propriedade particular ou fornecida pela corporação, mesmo fora de serviço”, acrescentou.

O deputado destaca que para ter acesso ao benefício, os policiais penais terão que passar por treinamento técnico, bem como estar subordinados à fiscalização por parte dos órgãos de Segurança Pública.

“É uma garantia para os profissionais, bem como para a sociedade, que pede mais segurança!”, avalia o deputado.

A proposta aprovada altera o Estatuto do Desarmamento, que hoje autoriza agentes penitenciários e guardas prisionais a terem o porte de armas de fogo fora do ambiente de trabalho, desde que estejam submetidos ao regime de dedicação exclusiva.

O texto aprovado na Câmara muda o critério da dedicação exclusiva, ou seja, os profissionais terão direito ao benefício fora do horário de trabalho nas unidades prisionais.

O projeto foi analisado em caráter conclusivo, o que significa que poderá seguir para o Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário.

Pablo afirma que o projeto corrige falhas no Estatuto do Desarmamento para prever aos policiais penais do Brasil, que trabalham nas várias unidades prisionais do nosso País, a possibilidade de portar arma de fogo tanto dentro como fora de serviço.

“Fortalecer os policiais penais é fortalecer a segurança pública do Brasil como um todo”, defendeu o parlamentar.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7