Brasília Amapá |
Manaus

David Almeida reinaugura unidade de saúde na zona Leste de Manaus

Compartilhe

Manaus – O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhado pela secretária municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, reinaugurou, nesta segunda-feira, 18/9, a Unidade de Saúde da Família (USF) Geraldo Magela, localizada no bairro Armando Mendes, na zona Leste da capital, que desde 2001 não passava por reformas e atende mais de 40 mil pessoas da região.

A unidade passou por obras de reforma e adequação e reabre para o atendimento com ambientes reestruturados e projetados para oferecer mais conforto e maior segurana a servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), como destacou David Almeida.

“Essa aqui é a UBS de número 59 reinaugurada pela prefeitura. Quando a gente entra numa UBS, a gente entra para pintar, a gente entra para trocar o telhado, para trocar o forro, para trocar elétrica, para trocar hidráulica, para trocar o ar-condicionado, para trocar todos os ambientes desta unidade.

Nós estamos transformando a realidade da saúde dos moradores do Amazonino Mendes e dos bairros do entorno. Agora temos uma unidade com toda a estrutura necessária para atender quase 400 pessoas por dia”, enfatizou Almeida.

A USF, 59ª unidade reestruturada pela atual gestão, integra a rede de Atenção Primária em Saúde (APS) da Secretaria Municipal de Saúde e é referência para 40 mil habitantes da sua abrangência.

Para Shádia Fraxe, a obra é mais um passo que a gestão municipal dá rumo a melhorar ainda mais os índices básicos de saúde conforme o Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que avalia os serviços da Atenção Básica oferecidos pelos municípios.

“A gestão do prefeito David Almeida está ficando marcada pelo trabalho que não para e pela busca pela excelência. Essa unidade de saúde é fundamental para que possamos ampliar e melhorar os serviços oferecidos para os moradores do Amazonino Mendes e dos bairros do entorno.

Tenho certeza que essa estrutura será fundamental para que possamos continuar levando uma melhor qualidade de vida para a população“, afirmou.

Seis equipes multiprofissionais serão responsáveis pelos atendimentos de saúde realizados na própria unidade e por meio de visitas domiciliares.

Das seis, uma equipe é de Saúde da Família, composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e Agente Comunitário de Saúde; três são de Atenção Primária em Saúde, com médicos e enfermeiros; e duas equipes são de Saúde Bucal, formadas por cirurgiões-dentistas e técnicos de saúde bucal.

Entre as melhorias promovidas no local estão a construção de rampas, inserção de salas de lavagem e esterilização e de consultórios farmacêutico e odontológico, adequação da recepção, redistribuição de ambientes para melhoria do fluxo, revisão das instalações elétrica, hidrossanitária e lógica, e, ainda, troca da cobertura e pintura geral.

Além disso, foram adquiridos mobiliário e novos equipamentos, incluindo câmara de vacina, autoclave e mesa ginecológica, maca hospitalar, negatoscópio, detector de batimento fetal, foco clínico, cadeira para coleta de sangue e balanças antropométricas, e também mesas, bebedouros, gabinetes odontológicos, armários e estantes.

Nas obras de reforma e adequação da unidade foram aplicados aproximadamente 1,4 milhão de reais, entre recursos do tesouro municipal e do Ministério da Saúde.

Serviços

A USF Geraldo Magela funciona de segunda a sexta-feira, das 7h à 17h e os atendimentos, voltados a todos os públicos, de crianças a idosos, devem ser agendados na própria unidade.

Entre os serviços oferecidos na unidade estão consulta médica em clínica geral e pediatria, consulta de enfermagem, consulta de odontologia, planejamento reprodutivo, pré-natal da gestante e do parceiro; imunização; controle e acompanhamento da hipertensão e diabetes; dispensação de medicamentos (inclusive antibióticos e medicamentos controlados); ambulatório de Seguimento do Bebê de Risco e curativos.

Também são realizados na USF os programas de controle e prevenção da tuberculose e da hanseníase, o acompanhamento das condicionalidades de saúde de programas sociais e exames e diagnóstico, incluindo o preventivo do câncer do colo do útero, o teste do pezinho, teste de gravidez e testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites virais.


Siga-nos no Google News Portal CM7