Corrupção na saúde do Amazonas de 2011 a 2020 serão investigadas em CPI
Manaus – Na manhã desta quinta-feira (14) a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), em uma sessão virtual votou para implantação da CPI da Saúde no Amazonas que deve investigar os atos de governadores entre os anos de 2011 até 2020.
Eram necessárias assinaturas de oito deputados e objetivo foi alcançado. O voto de ‘minerva’ foi do deputado Felipe Souza que foi o último a assinar o documento, além dele também assinaram Péricles Nascimento, autor da proposta, Wilker Barreto, Sinésio Campos, Dermilson Chagas, Fausto Júnior, Serafim Corrêa e Josué Neto. Com as oito assinaturas, agora a proposta de abertura da CPI da Saúde será protocolada e a expectativa é que na semana que vem as investigações comessem.
Alvos:
Ex governadores Amazonino Mendes, José Melo, Omar Aziz, David Almeida e o atual governador Wilson Lima.
Quem vai compor a CPI :O deputado Péricles será o presidente da comissão, Fausto Júnior, o relator, os membros titulares serão os deputados Saullo Vianna, Felipe Souza, Wilker Barreto e como suplentes, Carlinhos Bessa, Joana Darc e Serafim Corrêa.
Denúncia:
As denúncias de sobrepreço na compra de 28 respiradores realizadas pelo Governo do Estado, autorizada pela Secretaria de Saúde (Susam), no valor de R$ 2,9 milhões. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) indicou que ocorreu o sobrepreço e recomendou a suspensão dos pagamentos pela compra dos respiradores e a devolução dos valores já pagos para a empresa FJAP e Cia Ltda, isso tudo ocorreu nesta semana. O TCE solicitou também o afastamento da secretária de saúde, Simone Papaiz, pela desobediência em não prestar esclarecimentos ao tribunal sobre a compra superfaturada. Ela ainda foi multada em R$ 75 mil pelas graves infrações.