Conta do Ministro Alexandre de Moraes é desativada no X/Twitter; veja
Brasil – A conta oficial do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na rede social X, antigo Twitter, apareceu como inexistente na manhã desta sexta-feira, 21. A desativação ocorre logo após o magistrado ter aplicado uma multa milionária à plataforma por não fornecer dados cadastrais de um perfil atribuído ao blogueiro Allan dos Santos.
O perfil de Moraes foi criado em 2017 e, há algum tempo, já não recebia atualizações. O ministro vinha travando um embate judicial com o X, que já foi alvo de diversas multas devido ao descumprimento de decisões judiciais. Agora, ao acessar a página do magistrado na rede social, seus seguidores se deparam com a mensagem: “Esta conta não existe”.
Desativação voluntária?
A mensagem exibida pelo X normalmente surge quando o próprio usuário exclui seu perfil da plataforma. No entanto, Alexandre de Moraes ainda não se manifestou oficialmente sobre o ocorrido, deixando em aberto se a remoção foi uma escolha pessoal ou resultado de outra circunstância.
Procurado, o STF disse que o ministro Alexandre de Moraes decidiu desativar a conta na rede social. “Já não utilizava desde janeiro de 2024″, disse a assessoria. O motivo específico, no entanto, não foi informado pela Corte.
Multa milionária e embate com o X
A desativação da conta acontece um dia após Moraes determinar que o X pague uma multa de R$ 8 milhões por descumprir suas decisões. A plataforma, de propriedade do bilionário Elon Musk, foi intimada a fornecer dados do blogueiro Allan dos Santos, investigado no inquérito sobre milícias digitais. Embora tenha acatado a ordem de bloqueio do perfil, a empresa alegou que não coleta informações cadastrais de usuários.
No ano passado, o ministro intimou o X a tirar do ar a conta do blogueiro e fornecer as informações. Em resposta, a rede social disse que as “operadoras do X não coletam dados cadastrais” e que o usuário “não apresenta ponto de conexão técnica com o Brasil”.
A decisão de Moraes também determinou que a Polícia Federal fosse notificada para dar prosseguimento às investigações sobre a atuação do blogueiro nas redes sociais. O impasse entre o ministro e a plataforma não é recente: no ano passado, o X chegou a ser bloqueado no Brasil por mais de um mês após reiterados descumprimentos de ordens do STF.
Ainda não se sabe se a desativação da conta de Moraes tem relação direta com os recentes acontecimentos ou se trata-se de uma decisão estritamente pessoal do ministro.