Conselho Federal de Estatística cobra informações de site ligado a Durango Duarte após falsas análises eleitorais
Amazonas – O Conselho Federal de Estatística (Confe) está há 20 dias sem resposta após requisitar informações sobre o estatístico responsável pelas análises questionáveis divulgadas pelo portal RealTime1, vinculado ao empresário Durango Duarte.
O Confe, representado pelo presidente Luiz Carlos da Rocha, formalizou o pedido exigindo não apenas a identidade do estatístico, mas também a metodologia e o software utilizados nas análises eleitorais publicadas pelo RealTime1. Essas análises, consideradas falsas, foram denunciadas à autarquia federal, à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) e à Justiça comum pelos institutos de pesquisa prejudicados.
O RealTime1 apresentou versões contraditórias sobre a origem de suas análises. Inicialmente, atribuiu os estudos aos seus jornalistas, depois a um estatístico anônimo e, posteriormente, a uma tecnologia de inteligência artificial. Esta confusão aumenta a desconfiança sobre a veracidade das análises e levanta questões sobre a transparência do portal
A situação se torna ainda mais intrigante considerando que Durango Duarte, no final do ano passado, declarou que não realizaria pesquisas eleitorais para a Prefeitura de Manaus no primeiro semestre de 2024. Curiosamente, as análises contestadas do RealTime1 começaram a surgir simultaneamente à divulgação dos estudos de institutos concorrentes.
A relação entre Durango Duarte e a jornalista Liliane Maia, editora do RealTime1, não é segredo nos meios jornalístico e político, sugerindo uma possível influência direta nas análises publicadas. A falta de resposta do portal às exigências do Confe apenas intensifica as suspeitas sobre a veracidade e a intenção por trás das análises eleitorais divulgadas. Veja:
Ver essa foto no Instagram