Brasília Amapá |
Manaus

Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam realizou ações e ganhou prêmio na Unale em 2021

Compartilhe

Amazonas – Em 2021, a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC/Aleam) deu continuidade às ações de orientação como o Balcão e a Praça do Consumidor; realizou Audiências Públicas; acompanhou a alta da cesta básica amazonense; direcionou os superendividados e, no final do ano, conquistou o prêmio na União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) com o projeto Procon Legislativo + Cidadão.

No início do ano, em abril, a Comissão realizou edição do projeto Balcão do Consumidor com ofertas de serviços de orientação jurídica e abertura de reclamações referentes a consumo, no bairro Jorge Teixeira 1ª Etapa, na Zona Leste. Em junho, foi a vez do bairro Santa Etelvina, zona Norte, receber o projeto no Residencial Manauara 1, com a participação da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) e de representantes das concessionárias Amazonas Energia e Águas de Manaus.

No mês seguinte a CDC/Aleam levou o Balcão do Consumidor à zona Leste, no bairro Coroado, também com a participação da DPE-AM e representantes das concessionárias Amazonas Energia e Águas de Manaus e no bairro da Aparecida, Zona Sul, em outubro.

Já a Praça do Consumidor foi realizada em agosto na zona Oeste, no bairro Redenção; em outubro, no bairro Novo Israel, Zona Norte; em novembro no Campo do Teixeirão, localizado no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste e na Zona Sul, nos bairro Morro da Liberdade e em dezembro no CSU da Alvorada, Zona Oeste de Manaus.

Além disso, edições do projeto, atenderam consumidores no município de Presidente Figueiredo (distante 107 km de Manaus em linha reta) e em São Gabriel da Cachoeira (852 km), no mês de outubro passado.

“Estivemos, ao longo de 2021, realizando várias ações com o público consumidor, como o Balcão do Consumidor e a Praça do Consumidor, onde centenas e centenas de pessoas foram atendidas. Tivemos também muitas visitas ao interior do Amazonas, onde pudemos ver de perto os problemas das pessoas e pudemos ajudar um pouco na solução”, comentou o presidente da Comissão, deputado João Luiz (Republicanos).

O problema da telefonia também foi tratado pela Comissão em Audiência Pública Híbrida, na qual a CDC/Aleam exigiu das operadoras de telefonia a apresentação de um plano de expansão para o interior do Amazonas.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7