Com medo de perder a presidência da Aleam, Roberto Cidade corre para Brasília para tentar se defender
Amazonas – O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), desembarcou em Brasília nas primeiras horas desta terça-feira (11/02) em uma missão delicada e estratégica: tentar convencer o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, a reconsiderar sua terceira reeleição à frente da Mesa Diretora da Casa Legislativa, decisão que vem sendo questionada pela Suprema Corte.
O temor do parlamentar é real. A viagem foi antecipada após a decisão do ministro Gilmar Mendes, que afastou o deputado Adolfo Menezes (PSD-BA) da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, com base no entendimento de que a reeleição sucessiva para cargos da Mesa Diretora, já em seu terceiro mandato, é inconstitucional. Com isso, a decisão poderia ser aplicada ao caso de Roberto Cidade, que também foi reeleito três vezes para o cargo de presidente da Aleam.
O deputado tem até quinta-feira (13/02) para se defender e explicar a sua situação ao STF e tentar evitar um desfecho negativo para sua carreira política, que pode culminar em um afastamento imediato. Se a decisão de Zanin seguir a linha de Mendes, Roberto Cidade perderia o cargo e, de acordo com fontes políticas, isso teria consequências significativas para sua imagem pública, principalmente a menos de dois anos da eleição de 2026, quando o deputado pode tentar a reeleição ou até mesmo uma cadeira na Câmara dos Deputados.
Na manhã desta terça, a Aleam teve sua sessão plenária comandada pela deputada Alessandra Campelo (Podemos), secretária-geral da Casa, uma sinalização de que a Casa já começa a se organizar para o possível vácuo de poder que poderia ocorrer caso o afastamento se concretize.
Em meio a essa trama política, o que se desenha é uma disputa pela presidência da Aleam que pode ter consequências significativas não só para o cenário local, mas para as estratégias eleitorais de figuras chave no Amazonas. Enquanto Roberto Cidade tenta reverter o risco de um afastamento, os bastidores políticos fervem com as articulações que prometem mexer com o tabuleiro eleitoral para os próximos anos.