Brasília Amapá |
Manaus

Bolsonaro e presidente da Guiana pedem fim da guerra na Ucrânia

Compartilhe
Bolsonaro e presidente da Guiana pedem fim da guerra na Ucrânia

Brasil – O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), e o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, defenderam nesta sexta-feira (6) um cessar-fogo na Ucrânia. A posição foi divulgada em uma declaração conjunta depois que os líderes se encontraram em Georgetown, capital do país, que faz fronteira com o Estado de Roraima.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os dois presidentes “expressaram profunda preocupação com a situação na Ucrânia e fizeram chamamento a um cessar-fogo, à resolução pacífica do conflito e ao respeito ao Direito Internacional, incluindo aos princípios de não-intervenção, integridade territorial e proibição de ameaça ou uso da força”.

“Os dois chefes de Estado também defenderam uma solução diplomática para enfrentar os crescentes desafios humanitários no terreno. Expressaram ainda preocupação em relação aos impactos econômicos e sociais do conflito, incluindo os efeitos de sanções, sobre a segurança alimentar no mundo em desenvolvimento”, afirmou o Itamaraty.

Bolsonaro e Irfaan Ali também ressaltaram valores compartilhados pelos dois países, incluindo o respeito à democracia e ao Estado de Direito, a proteção e a promoção dos direitos humanos e liberdades fundamentais e o compromisso com o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões.

O documento também destaca que os dois países concordaram em “intensificar o engajamento e a colaboração com foco imediato nas seguintes áreas”, como petróleo e gás. Eles também decidiram estabelecer um grupo de trabalho bilateral com o objetivo de avaliar os potenciais benefícios de um corredor rodoviário Boa Vista-Georgetown.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7